Política

Angola na Reunião Técnica sobre Região dos Grandes Lagos

JA Online

Angola estará na 35.ª Reunião do Comité de Apoio Técnico do Mecanismo Regional de Supervisão do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação para a República Democrática do Congo e para a Região dos Grandes Lagos, que decorre, em Nairobi, nos dias 1 e 2 deste mês.

01/02/2024  Última atualização 15H19
© Fotografia por: Cedida

O país será representado pelo representante permanente de Angola junto dos Escritórios da ONU em Nairobi, embaixador Sianga Abílio. 

A reunião, uma organização conjunta do Gabinete do Enviado Especial do secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Região dos Grandes Lagos e da União Africana, conta com a participação de delegações dos países signatários do Acordo-Quadro.

Fazem parte destes países Angola, Burundi, Congo Brazzaville, RDC, Quénia, Ruanda, África do Sul, Tanzânia e Uganda, para além de representantes de organizações que garantem apoio à implementação do Acordo-Quadro, como são os casos das Nações Unidas, União Africana, CIRGL, SADC e MONUSCO, que é a Missão de Estabilização das Nações Unidas na RDC.

De acordo com uma nota enviada ao JA Online, a agenda da 35.ª Reunião do Comité de Apoio Técnico comporta temas como a avaliação da evolução da situação na região desde Maio de 2023, altura em que se realizou a última reunião do Grupo Técnico, em Bujumbura, e a definição de propostas para a revitalização do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação para a República Democrática do Congo e para a Região dos Grandes Lagos, para tornar a sua implementação mais efectiva em busca da paz para o leste da RDC e para Região dos Grandes Lagos, no geral.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política