Desporto

Angola ocupa 47.º lugar no primeiro ranking FIFA

Pedro Augusto

Angola, a terceira melhor colocada em África, ocupa o 47.º lugar no Ranking Mundial Masculino de Futsal da FIFA, cuja primeira edição foi tornada pública, segunda-feira à noite, pelo organismo reitor do "desporto-rei". A lista é encabeçada pelo Brasil.

08/05/2024  Última atualização 14H10
© Fotografia por: DR

A prestação da Selecção Nacional nos dois últimos Campeonatos Africanos, disputados em Laayaoune (2020) e Rabat (2024), em que terminou na terceira e segunda posição, contribuiu para a melhoria da pontuação e consequente ascensão no ranking continental e mundial.

Com base na histórica classificação, publicada pela FIFA, das 24 selecções apuradas para o Campeonato do Mundo de futsal, a decorrer de 16 de Setembro a 6 de Outubro em Uzbequistão, Angola está acima dos combinados da Líbia (50.º colocado) e de Cuba (78.º).

Marrocos, campeão africano em título, é o melhor classificado filiado da CAF ao ocupar a sexta posição.

Os restantes países, que vão competir no mundial de Uzbequistão, estão nas seguintes posições do ranking FIFA:

Brasil (1.º lugar), Portugal (2.º), Espanha (3.º), Irão (4.º), Argentina (5.º), Cazaquistão (8.º), Tailândia (9.º), França (10.º), Uzbequistão (11.º), Ucrânia (13.º), Paraguai (11.º), Croácia (16.º), Nova Zelândia (19.º), Venezuela (21.º), Afeganistão (30.º), Costa Rica (31.º), Tajiquistão (34.º), Holanda (36.º), Guatemala (40.º) e Panamá (44.º).

O Brasil está no topo do primeiro ranking divulgado pela FIFA. Portugal (2.º), Espanha (3.º), Irão (4.º) e Argentina (5.º) completam o grupo dos cinco países melhor classificados do ranking.

Em face disso, segundo FIFA.com, as cinco nações, com o anfitrião Uzbequistão, serão as cabeças-de-chave do Pote 1 no próximo sorteio do Campeonato do Mundo de Futsal 2024, que acontece a 26 do corrente, na histórica Praça Registan, em Samarcanda. O próximo Ranking Mundial Masculino de Futsal da FIFA será publicado em Outubro próximo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto