Política

Angola participa na 68ª Sessão da Comissão da ONU

Angola participa, de 11 a 22 deste mês, na 68ª Sessão da Comissão Sobre o Estatuto da Mulher (CSW), a ter lugar na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque.

10/03/2024  Última atualização 07H39
© Fotografia por: DR

Durante duas semanas, a sessão anual da Comissão Sobre o Estatuto da Mulher vai reunir representantes dos 193 Estados-membros da ONU, parlamentares, Organizações-Não Governamentais (ONG), representantes da sociedade civil e entidades da ONU.

Em debate estarão os progressos e as lacunas na implementação da Declaração e Plataforma de Acção de Pequim de 1995, o principal documento político global sobre a igualdade de género, e a 23ª Sessão Extraordinária da Assembleia-Geral realizada em 2000 (Pequim+5), bem como questões emergentes que afectam a igualdade de género e o empoderamento das mulheres.

"Acelerar a concretização da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e raparigas, combatendo a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com uma perspectiva de género”, é o tema central  que vai nortear os trabalhos da CSW 68.

A Sessão  prevê um Segmento  Ministerial,  que visa reafirmar e fortalecer as políticas de compromisso com a promoção  da igualdade e paridade  do género, o empoderamento das mulheres e raparigas, bem como os seus direitos humanos, e garantir o envolvimento de alto nível e a visibilidade das deliberações da Comissão.

Neste contexto, paralelamente  ao Segmento Ministerial, a Sessão prevê a realização de quatro Mesas Redondas  para  a troca de experiências, partilha de lições aprendidas e boas práticas. A delegação angolana à Sexagésima Oitava Sessão  da Comissão Sobre o Estatuto da Mulher é encabeçada pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, e integra a secretária de Estado para as  Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e a secretária de Estado para a Administração Pública, Amélia Varela.

Compõem ainda a delegação angolana, o representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco José da Cruz, bem como altos funcionários da Missão Permanente e de vários departamentos ministeriais. Ana Paula do Sacramento Neto tem previstas duas intervenções no primeiro dia dos trabalhos, amanhã, sendo a primeira em nome da SADC e a segunda na capacidade nacional.

A Comissão  sobre  o Estatuto da Mulher (CSW) é o principal órgão intergovernamental global dedicado exclusivamente à promoção da igualdade de género e ao empoderamento das mulheres.

Trata-se de uma Comissão funcional do Conselho Económico e Social (ECOSOC), criada pela resolução 11(II) do ECOSOC de 21 de Junho de 1946.

A CSW é fundamental na promoção dos direitos das mulheres, documentando a realidade da vida das mulheres em todo o mundo e moldando padrões globais sobre a igualdade e paridade de género e o empoderamento das mulheres.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política