Política

Angola quer vacatura na presidência do PAP assumida por Zimbabwe

Garrido Fragoso | Addis Abeba

Jornalista

Angola defende que a vacatura da presidência do Parlamento Pan-africano (PAP) continue a pertencer à África Austral e exercida por um deputado da Assembleia Nacional da República do Zimbabwe, quando falta apenas ano e meio para o final do mandato.

16/02/2024  Última atualização 10H21
Manuel Augusto defende liderança do PAP pela África Austral © Fotografia por: Paulo Mulaza| Edições Novembro
A posição foi avançada, ontem, em Adis Abeba, Etiópia, pelo presidente do grupo da Assembleia Nacional angolana junto do Parlamento Pan-africano, Manuel Augusto, á margem dos trabalhos da 44ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana, que prepara toda a documentação a ser presente na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organização continental, que decorre amanhã e domingo próximo, na capital etíope.

 "Defendemos que deve ser a África Austral  a manter a presidência do PAP, e de acordo com a decisão do Fórum Parlamentar da SADC, realizado há cerca de duas  semanas na África do Sul, a África Austral deve ser novamente representada pelo Zimbabwe, cabendo apenas a este país indicar o deputado que deverá ser reeleito para a presidência do Parlamento Pan-africano”, esclareceu Manuel Augusto, que em Adis Abeba chefia uma comitiva de deputados da Assembleia Nacional membros do Parlamento Pan-africano, entre os quais o líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior.

Contrário a posição defendida por "uma outra corrente”, de manter o mandato à Àfrica Austral, mas sem o Zimbabwe na presidência, Manuel Augusto reafirmou que deve ser o Zimbabwe a decidir quem deve ser o seu candidato, que poderá ser o mesmo que deixou de exercer a presidência, apenas por força de uma disposição do regulamento e do protocolo.

Manuel Augusto afirmou que o Parlamento Pan-africano atravessa uma crise de liderança e de funcionamento desde Agosto de 2023, sendo, por isso, que a crise está a ser discutida na reunião do Conselho Executivo e deverá ser transferida para à Cimeira dos Chefes de Estado para apreciação e tomada de decisão.

"O nosso papel em Adis Abeba é tentarmos ajudar os Governos na compreensão do que se passa realmente ao nível do Parlamento Pan-africano, que requer uma posição dos Chefes de Estado africanos”, declarou o parlamentar.

Manuel Augusto referiu ainda que a alteração de algumas regras e cláusulas  do Protocolo são as principais causas das divergências no PAP. "Entendemos  que é útil estarmos em Adis Abeba para assessorar o Governo, por via do ministro das Relações Exteriores, Téte António, para que a decisão que saia da Cimeira vá  de encontro ao desejo da  maioria dos deputados do Parlamento Pan-africano”, clarificou Manuel Augusto.

Quando há eleições num determinado país, o que implica a dissolução da Assembleia Nacional, os seus deputados no PAP cessam o mandato, tal como cessam no seu país até que haja eleições. Se forem reeleitos podem voltar ao PAP, esclareceu Manuel Augusto, para quem "a compreensão é simples, mas há aí alguma tentativa de se fazer alguma confusão”.

"Fica aqui claro que a posição de Angola é transmitida por mim, enquanto presidente do grupo. Qualquer outra posição em nome de Angola não é válida”, declarou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política