Política

Antigos combatentes recebem apoio do Governo provincial

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

O Governo Provincial do Huambo está a apoiar os projectos de cinco cooperativas agrícolas constituídas por antigos combatentes e veteranos da Pátria, viúvas e órfãos de guerra dos municípios do Cachiungo e Huambo, com a finalidade de facilitar a reintegração social dessa franja, no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.

04/04/2024  Última atualização 10H53
Auscultação de deputados no Huambo © Fotografia por: DR

A informação foi avançada, ontem, ao Jornal de Angola, pelo director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veterano da Pátria, Joaquim David, durante a auscultação que manteve com os deputados do Círculo Provincial do Huambo, que serviu para inteirar-se sobre a actual situação social dos associados.

Ao apresentar o relatório sobre as condições económicas e sociais dos antigos combatentes e veteranos da Pátria, Joaquim David explicou aos parlamentares que os beneficiários das cinco cooperativas agrícolas têm sido contemplados com charruas, fertilizantes, catanas, cabeças de gado bovino para atracção, sementes de milho, feijão, batata-rena, hortícolas diversas e moto-bombas para irrigação.

Um incentivo que, segundo o responsável, tem estado a facilitar a execução dos trabalhos mecanizados, um factor essencial que contribui para os camponeses trabalharem sem receio e aumentar os seus níveis de produção de alimentos.

No encontro, o director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria assegurou que, actualmente, as cooperativas estão munidas de capacidade técnica para produzir os alimentos em quantidades e qualidades, com fortes possibilidades de escoamento para os principais mercados de consumo da região do Planalto Central.

No quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, as cooperativas desbravaram, no presente ano agrícola, um total de 640 hectares, cuja produção incide nas culturas de milho, feijão, batata-rena, repolho, cenoura, cebola, tomate, mandioca e outras.

O coordenador do Grupo de Deputados à Assembleia Nacional residentes no Huambo,Armando Capunda, sublinhou que o Governo da província, por via do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, está a cumprir paulatinamente com os compromissos tendentes à melhoria das condições sociais dos antigos combatentes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política