Política

Apresentado Relatório de Desempenho do NEPAD em 2023

JA Online

O Relatório de Desempenho Baseado em Resultados de 2023 da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) foi apresentado, esta terça-feira, durante a 41.ª Sessão de Orientação dos Chefes de Estado e de Governos da NEPAD.

13/02/2024  Última atualização 15H25
© Fotografia por: MIREX

O evento, realizado em formato virtual, foi acolhido pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, na sede da diplomacia angolana, em Luanda.

Durante o encontro, foi, igualmente, apresentado o Relatório de Progresso sobre a Iniciativa do Campeão Presidencial de Infra-estrutura da NEPAD (PICI).

A Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) é um programa emblemático socioeconómico da União Africana (UA) e visa, de entre outros objectivos, a erradicação da pobreza, a promoção do crescimento e o desenvolvimento sustentável, integração do continente africano na economia mundial e o aceleramento do empoderamento das mulheres.

Pretende, também, coordenar e executar projectos regionais e continentais prioritários para promover a integração regional rumo à realização acelerada da Agenda 2063, reforçar a capacidade dos Estados-membros e dos organismos regionais da União Africana, promover o apoio consultivo baseado no conhecimento, realizar toda a gama de mobilização de recursos e servir como interface técnico do continente com todas as partes interessadas e parceiros de desenvolvimento de África.

Nesta 41.ª Sessão de Orientação dos Chefes de Estado e de Governo da NEPAD, os participantes discutiram formas de ajudar os Estados-membros e as CER para o reforço da capacidade em áreas-chave como alimentação e nutrição, energia, água, infra-estruturas, tecnologia de informação e comunicação e economia digital, governação dos recursos naturais, alterações climáticas e desenvolvimento e inovação do capital institucional e humano, soube, o JA Online, através do Ministério das Relações Exteriores, no Facebook. 

Angola participou deste certame a convite do Presidente do Egipto, Abdel Fattah El-Sisi, na qualidade de presidente do Comité de Orientação dos Chefes de Estado e de Governo da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África, refere a mesma fonte. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política