Mundo

Arménia acusa Azerbaijão de matar soldados no Sul

A Arménia acusou, ontem, o Azerbaijão sobre tiroteios na fronteira entre os dois países do Cáucaso que causaram a morte de dois soldados arménios.

14/02/2024  Última atualização 13H55
© Fotografia por: DR

"Unidades das Forças Armadas do Azerbaijão abriram fogo contra posições arménias perto de Nerkin Hand", na região de Siunik, no Sul da Arménia, junto à fronteira com Nakhichevan, um enclave do Azerbaijão, informou o Ministério da Defesa arménio.

"De acordo com as informações iniciais, há duas mortes e feridos do lado arménio”, acrescentou a diplomacia Arménia, em comunicado. A guarda fronteiriça do Azerbaijão descreveu o ataque como uma "operação de vingança" após um outro incidente, a cerca de 400 quilómetros de distância, no qual um soldado do Azerbaijão terá ficado ferido.

O Ministério da Defesa do Azerbaijão disse que os soldados arménios dispararam duas vezes na noite de segunda-feira contra posições "na direcção da aldeia de Kokhanabi, na região de Tovuz”, no Noroeste do Azerbaijão. A guarda fronteiriça do Azerbaijão disse que o posto militar arménio de onde foram disparados os tiros "foi completamente destruído" em retaliação e prometeu "uma resposta ainda mais firme e resoluta” a "cada provocação” da Arménia.

O Ministério da Defesa da Arménia rejeitou as acusações, dizendo que "não correspondem à realidade". O tiroteio ocorrem uma semana depois de Ilham Aliev, de 62 anos, no poder há duas décadas, ter sido reeleito Presidente do Azerbaijão, com 92% dos votos.

Em Setembro, o Azerbaijão derrotou os separatistas arménios da região de Nagorno-Karabakh, colocando fim a três décadas de tensões marcadas por duas guerras com a Arménia.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo