Cultura

Artistas nacionais e estrangeiros partilham palcos do Angojazz

Analtino Santos

Jornalista

AylasaTchipilica, Sons de Mayombe, proveniente de Cabinda, NG Banda, Newton Gonga e Estrela Band foram as propostas para o concerto da 2ª edição do Festival Nacional Angojazz, realizado, ontem, no anfiteatro Wyza, da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.

12/04/2024  Última atualização 11H45
Em palco os músicos têm apresentado standarts de jazz com linguagem e elementos angolanos © Fotografia por: LUíS DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO

O saxofonista Jean Renan e a cantora Amandine Jazz, ambos de nacionalidade francesa, e a americana Aisia Casanova voltaram a partilhar o palco com o suporte do Angojazz. Hoje, os espectáculos acontecem a partir das 18h30. Será o regresso do evento no Instituto Guimarães Rosa, na Baixa da cidade de Luanda.

No concerto que marcou o terceiro dia do Festival, mais uma vez, os músicos estrangeiros foram acompanhados pela banda Angojazz no âmbito do projecto Conexão Internacional.

Os músicos nacionais como o projecto Jazzversando, The Groove, Dimuka Gourgel, AylasaTchipilica e Kaddesh também estiveram em palco para combinar o jazz com sonoridades e alma angolana.

Nestes últimos concertos, os músicos apresentaram um repertório mais estruturado, diferente do primeiro dia, onde a improvisação esteve em destaque, assim como a existência de uma geração de jovens instrumentistas com forte potencial para o jazz e ritmos nacionais.

Para o espectáculo de mais logo no regresso ao Instituto Guimarães Rosa, estão no alinhamento AylasaTchipilica, Kaddesh, Angie Anderson da Huíla, Cassilva Band, Ipolite Anderson de Cabinda, Sul Jazz de Benguela, Tuapandula Singers, Sofia Grácio e GM Jazz Band, artistas que voltam nos dois últimos concertos agendados, para amanhã e domingo, no Palácio de Ferro.

No primeiro dia do festival, houve uma jamsessions, onde a pianista e cantora Sofia Grácio, Johnny Canga, Nel Jazz, Maya, Dennis Samaya, nas vozes, Morais nos teclados, King Jaime, Paulo Jazz, Lukeny e Sansão foram alguns dos instrumentistas que estiveram em palco dirigidos por DimboMakiesse, mentor do Festival Nacional Angojazz.

O evento tem reunido artistas nacionais e estrangeiros no Instituto Guimarães Rosa, Anfiteatro Wyza e Palácio de Ferro, este último que acolherá também os dois últimos concertos, amanhã e domingo.

A segunda edição do Festival Nacional Angojazz está enquadrada na Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz e faz parte das actividades paralelas do Dia Internacional do Jazz, a ser assinalado a 30 de Abril. A decorrer deste terça-feira o festival é uma iniciativa do pianista e maestro Dimbo Makiesse e está a ser realizado em parceria com o Resiliart Angola.

 Depoimentos

Nestes quatro dias de evento os membros da organização, artistas e o público mostraram-se satisfeitos com a participação dos cantores e instrumentistas pelo desempenho em palco e pelas comunicações apresentadas nas palestras. Marcos Agostinho, director do Resiliart considera que os artistas merecem maior visibilidade.

Sofia Grácio e Jean Renan, artistas estrangeiros residentes em Luanda, há pouco tempo, ficaram surpresos com a intervenção dos jovens instrumentistas e acreditam que têm uma boa margem de progressão.

Paulo Mendes de Carvalho afirmou que está extremamente impressionado com a qualidade dos instrumentistas locais. Reginaldo Silva e Raimundo Salvador, jornalistas e amantes do jazz, dizem que estão atentos ao movimento do Angojazz e deram uma nota positiva.

A programação do festival também tem sido marcada com palestras e oficinas que desde, a última terça-feira, primeiro dia do evento acontecem no período das 10h30 às 11h50 no Instituto Guimarães Rosa. Carlos Praia, Dimbo Makiesse e Dodó Miranda partilharam as experiências com os participantes ontem.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura