Política

Assembleia das Nações Unidas discute os desafios ambientais

A ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, participa, de hoje a sábado, em Nairobi, Quénia, na 6ª Assembleia das Nações Unidas sobre o Ambiente (UNEA-6), que, entre vários objectivos, vai analisar, para provável adopção, 19 propostas de projectos de Resolução, duas propostas de projectos de Decisão e uma Declaração Ministerial.

26/02/2024  Última atualização 09H05
Titular do Ambiente manteve encontro de trabalho com o embaixador no Quénia, Sianga Abílio © Fotografia por: António Soares | Edições Novembro

Um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores refere que ao longo da semana os participantes à Assembleia das Nações Unidas sobre o Ambiente vão procurar encontrar soluções para responder aos desafios das alterações climáticas e a perda da biodiversidade.

A 6ª Assembleia das Nações Unidas sobre o Am- biente decorre sob o lema "Acções multilaterais eficazes, inclusivas e sustentáveis para combater as mudanças climáticas, a perda da biodiversidade e a poluição”.

A Assembleia das Nações Unidas sobre o Ambiente funciona como o mais alto órgão de tomada de decisão sobre o ambiente, tendo como objectivo ajudar a restaurar a harmonia entre a humanidade e a natureza, melhorando a vida das pessoas mais vulneráveis no mundo.

O documento a que o Jornal de Angola teve acesso refere, igualmente, que a ministra Ana Paula de Carvalho se encontra na capital queniana desde sábado, tendo presidido, no mesmo dia ao encontro de concertação, em que o embaixador de Angola naquele país, Sianga Abílio, falou sobre os preparativos do evento, em particular os resultados da reunião preparatória do Comité Aberto de Representantes Permanentes junto do Programa das Nações Unidas para o Ambiente – UNEP, que decorreu de 19 a 23 deste mês, no complexo das Nações Unidas, em Nairobi.

A 5ª Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente – UNEA-5, realizou-se em 2021, no formato videoconferência, a partir de Nairobi, numa época em que o mundo se debatia fortemente com a pandemia da Covid-19.

O evento reuniu ao mais alto nível responsáveis do sector do Ambiente de todos os países membros da ONU, sob o lema "Fortalecer as acções da natureza para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”. O mesmo visou analisar e debater questões ambientais, em busca de soluções inovadoras e sustentáveis para a solução das crises ambientais que o mundo tem vivido nos últimos tempos.

Em face dos constrangimentos impostos na época pela pandemia da Covid-19, a 5ª Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente – UNEA-5 decorreu em duas sessões com datas diferentes, sendo a primeira virada para a discussão e aprovação de questões funcionais do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, nomeadamente a sua Estratégia de Médio Prazo (2022-2025), o seu Plano de Trabalho e Orçamento para o biénio 2022-2023, além da data exacta da segunda sessão, prevista ainda para este mês no formato presencial.

A primeira sessão da UNEA-5 serviu também para assinalar o início das festividades comemorativas dos 50 anos da criação da UNEP (Programa das Nações Unidas para o Ambiente).

A segunda sessão da 5ªAssembleia das Nações Unidas para o Ambiente decorreu em Fevereiro de 2022, num formato presencial que permitiu aos participantes debater questões substanciais numa perspectiva negocial entre as partes interessadas, com vista à definição consensual de estratégias, fundamentalmente políticas, viradas para as futuras acções do Programa das Nações Unidas para o Ambiente.

A segunda sessão, de 2022, registou mais de 3.400 participantes presenciais e 1.500 on-line de 175 Estados-membros da ONU, 79 ministros e 17 oficiais de alto nível.

Entre os resultados esperados constava a negociação de um acordo global sobre a poluição plástica, além de uma série de propostas de resoluções sobre biodiversidade e saúde, economia verde e circularidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política