Política

Assinado Acordo Geral de Cooperação entre Angola e Etiópia

JA Online

Angola e a Etiópia assinaram, na manhã desta quinta-feira, em Adis Abeba, um Acordo Geral de Cooperação e um Memorando de Entendimento entre o Ministério das Relações Exteriores do país e o Ministério dos Negócios Estrangeiros etíope.

15/02/2024  Última atualização 11H28
© Fotografia por: MIREX

Os dois instrumentos jurídicos foram assinados pelo ministro das Relações Exteriores Téte António e o homólogo da Etiópia Taye Atske-Selassie, na véspera da 37.ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, a realizar nos dias 17 e 18 do corrente mês.

O Acordo Geral de Cooperação entre os dois países serve para estabelecer o quadro para a promoção da cooperação entre as partes, com base em termos e condições mutuamente vantajosas, nos domínios económico, social, cultural, técnico, científico e outros, em conformidade com as respectivas legislações, políticas e capacidades num espírito de colaboração amigável.

Já o presente Memorando de Entendimento sobre o estabelecimento de mecanismo de Consultas Políticas entre os dois Ministérios que lidam com a diplomacia serve para realizar consultas políticas regulares, para analisar e reforçar as relações entre os dois Estados partes e trocar pontos de vista sobre questões regionais e internacionais de interesse comum. 

De acordo com uma nota divulgada pelo MIREX, no Facebook, as relações entre a Angola e a Etiópia são históricas e de amizade, animadas pela defesa do multilateralismo na resolução de problemas globais e do pan-africanismo na consecução da "África que Queremos” na base da implementação da Agenda 2063 da União Africana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política