Sociedade

Associação Amor Gera Amor realiza campanha de doação de sangue

Madalena Quissanga

Jornalista

Mais de cem voluntários aderiram, ontem, à campanha de solidariedade de doação de sangue, organizada pela Associação Amor Gera Amor, em parceria com o Instituto Nacional de Sangue (INS) para as crianças internadas de Onco-Pediatria do Instituto Angolano do Controlo de Câncro (IACC).

04/03/2024  Última atualização 08H41
Campanha de solidariedade © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro
A campanha, que iniciou no sábado, com o registo de 79 voluntários e destes apenas 37 foram considerados aptos para a doação, de acordo com a vice-presidente da associação, Cyntia Alfredo.

Durante a fase de doação, a vice-presidente anunciou que foram arrecadadas 34 unidades que poderão passar pelo processo de avaliação e testagem no INS para o teste final.

"Talvez nem todas  as unidades poderão ser usadas porque não estarão em condições para utilização”, disse Cyntia Alfredo.

 O objectivo, esclareceu, é ajudar as crianças com cancro, que se encontram internadas na Pediatria do Instituto de Oncologia pela baixa de hemoglobina e das plaquetas, em função do tratamento de Quimioterapia, Radioterapia e de outras formas de cuidados médicos.

"A campanha de doação de sangue surge da necessidade de as crianças fazerem as transfusões de sangue, porque os pacientes com cancro devido à medicação têm quebra constante de hemoglobina, anemias e pelas condições sociais de alguns pais”, referiu a responsável.

Cyntia Alfredo apelou à população para se juntar à causa com o intuito de salvar  vidas.

Ana Vieira, uma das doadoras, disse que é a primeira vez que participa numa campanha de doação de sangue.

A médica de Imunoterapia do Instituto Nacional de Sangue, Valeriana Manico, reconheceu a iniciativa da associação.

"O INS necessita de reposição de bolsas de sangue, em função da ruptura de stock que se regista desde a semana passada”, destacou, acrescentando que a instituição tem conseguido responder às solicitações.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade