Cultura

Associação Provincial do Carnaval de Luanda disponibiliza verbas para os gruposcarnavalescos

A Associação do Carnaval de Luanda (APROCAL) garantiu contemplar, esta segunda-feira, na totalidade as agremiações com as respectivas subvenções para a realização com êxito da edição 2024 do Entrudo, na capital do país, que decorre de 10 a 12 deste mês, na Marginal da Praia do Bispo.

05/02/2024  Última atualização 07H33
As dificuldades para a aquisição das indumentárias e instrumentos tendem a diminuir © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro

Segundo o secretário-geral da Associação do Carnaval de Luanda, António de Oliveira "Delon”, em declarações ao Jornal de Angola, apesar dos atrasos registados por conta de problemas técnicos com a instituição bancária na disponibilização dos subsídios para a organização dos grupos carnavalescos, tudo tem sido feito para se honrar o compromisso com os grupos carnavalescos.

A Organização do Carnaval de Luanda, garantiu,começou a contemplar os conjuntos com os respectivos subsídios para a realização digna da "festa do povo”, desde Dezembro do ano passado, em função das possibilidades e disponibilidades financeiras do Executivo.

António de Oliveira afirmou que os valores monetários para os subsídios aos grupos estão garantidos para esta edição do Carnaval e serão entregues, hoje, aos mesmos. "O Governo tem estado a disponibilizar o dinheiro por fases, para os subsídios de preparação dos grupos e para os prémios dos vencedores das três classes em disputa”, garantiu.

O responsável disse existir uma forte mobilização da Associação do Carnaval de Luanda junto do banco, para que as verbas fossem com a maior brevidade possivel aos grupos, tendo acrescentado "que independentemente da crise financeira os valores não foram reduzidos”.

António de Oliveira afirmou que os grupos da classe A vão receber a quantia de dois milhões de kwanzas, os da classe B o montante de um milhão de kwanzas e os da infantil o valor de 700 mil kwanzas.

Embora existam algumas dificuldades na aquisição de novos parceiros para o Carnaval deste ano, Delon assegurou que as "empresas tradicionais”, que sempre apoiaram o Entrudo de Luanda, continuam a prestar todo o apoio.

António de Oliveira apelou aos grupos para procurarem parceria a fim de  diminuírem este problema financeiro, bem como a se tornarem em associações culturais fortes. Segundo o responsável, os grupos precisam de ter vida cultural durante o ano todo e não só no mês em que se festeja o Carnaval.

António de Oliveira aconselhou aos grupos a pautarem por estratégias de auto-sustentabilidade, procurarem criar uma sede própria, que este local seja, igualmente uma casa  de cultura onde possam ser realizados espectáculos, oficinas e outras actividades e assim arrecadar fundos no sentido de manterem alguma "saúde financeira do grupo”.


Grupos já conhecem a ordem do desfile

No Sábado, os grupos carnavalescos fizeram os ensaios gerais no palco da competição, onde deram um "cheirinho” daquilo que vai ser a exibição dos mesmos. Nesta fase, pouco ou nada se pode ver, porque os grupos procuram manter segredo do que estão a preparar levarem à Marginal da Praia do Bispo.

No sorteio do desfile de Carnaval para a edição do ano 2024, a classe Infantil está constituída por 15 grupos, na qual a ordem será, nomeadamente, "Cassules 4987/Admiradores do Hoji- ya- Henda”, que vai abrir, e em seguida "Cassules Viveiros do Nzinga Mbandi”, "Cassules Geração Sagrada Esperança”, "Cassules do Twabixila”, "Cassules Jovens da Cacimba”, "Cassules Café de Angola”, "Cassules dos petrolíferos”, "Cassules Sagrada Esperança”, "Cassules 10 de Dezembro”, "Cassules do Juventude do Kilamba Kyaxi”,” Cassules do 54”, "Cassules do Twafundumuka”,” Cassules do Giza”, "Cassules Kazukuta do Sambizanga”  e "Cassules Amazonas do Prenda”.

Em seguida, a classe B de adultos está constituída por 14 grupos, em que os cinco primeiros disputarão na "liguilha”, que vai acontecer em Cacuaco, no dia 26 de Novembro. Sendo assim, em sexto lugar vai desfilar a "União Nova Geração do Mar” e, depois, "União Twabixila”, "União Povo da Samba”, União Café de Angola”, "União 17 de Setembro”, "União Giza”, "União Twafunduma”, "União 10 de Dezembro” e "União Etu Mudietu”. Por sua vez, a classe A (adultos) vai comportar 13 grupos, seguindo uma ordem que inicia o desfile com o "União Kazukuta do Sambizanga”, em seguida "União Estrela Kazukuta do Cazenga”, "União Juventude do Kapalanga”, União os Petrolíferos” e "União Operário Kabocomeu”. Na segunda apresentação, vão desfilar o "União Amazonas do Prenda” , União Nzinga Mbandi”, "União Povo da Quissama”, "União Kiela”, "União Sagrada Esperança”, "União Jovens da Cacimba”, "União Mundo da Ilha” e por último "União Recreativo do Kilamba”.

O secretário-geral da APROCAL, António de Oliveira "Delon”, garantiu que as músicas já estão disponíveis para serem promovidas nas rádios e nos outros meios, para cada um ter noção daquilo que será a festa de Carnaval da edição de 2024, esperando que as mesmas continuem a tocar mesmo depois da realização dos desfiles.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura