Mundo

Ataque a gasodutos russos sem culpados

A Rússia criticou, segunda-feira, a Dinamarca pelo encerramento das investigações sem apresentar os culpados dos ataques aos gasodutos russos Nord Stream 1 e 2, no Mar Báltico, manifestando "absoluta surpresa" pelo que considerou uma má decisão.

27/02/2024  Última atualização 09H50
Peskov diz que dinamarqueses estão a esconder os aliados © Fotografia por: DR

"A situação neste caso é tão óbvia que não podemos expressar outra coisa senão absoluta surpresa", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, na sua conferência de imprensa diária.

A Rússia rejeitou esta decisão e observou que o seu objectivo é "ocultar as reais circunstâncias e provas do que aconteceu, para que os verdadeiros mentores e executores deste ataque terrorista sem precedentes não sejam estabelecidos".

As autoridades dinamarquesas anunciaram ontem o encerramento da investigação à sabotagem dos gasodutos russos Nord Stream 1 e 2, que aconteceram em Setembro de 2022, por falta de base legal para abrir um processo criminal.

"A investigação levou as autoridades a concluírem que houve sabotagem deliberada dos gasodutos. No entanto, não há base suficiente para prosseguir com um processo criminal na Dinamarca", afirmou um comunicado conjunto da Polícia e dos Serviços de Informação dinamarqueses (PET).

O porta-voz da Presidência Russa observou que "sem dúvida, a situação roça o absurdo". "Por um lado, reconhecem que trata-se de uma sabotagem deliberada e, por outro, decidem não continuar" a investigação, sublinhou Peskov.

O porta-voz russo disse que "tendo em conta fugas de informação e todo um conjunto de factos que surgiram durante a investigação, é evidente que tudo é bastante claro: as investigações apontaram para o envolvimento dos seus aliados mais próximos". "No início, pedimos nformações sobre o que aconteceu, mas os dinamarqueses negaram a colaboração”, concluiu Peskov.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo