Mundo

Ataque numa mina de ouro causa 12 mortos no leste da RDC

JA Online

Pelo menos uma dúzia de pessoas foram mortas e outras 16 foram raptadas por rebeldes, numa mina no leste da República Democrática do Congo, informou, na quinta-feira, uma organização da sociedade civil.

16/02/2024  Última atualização 14H00
© Fotografia por: DR

Rebeldes do grupo armado CODECO atacaram uma mina de ouro, na quarta-feira, perto do distrito de Djugu, na província de Ituri, disse Vital Tungulo, director do Mabendi, um grupo local de direitos humanos. 

"Estamos indignados com este ataque inimigo”, acrescentou citado pela Africanews.

A violência intensificou-se no leste da RDC, onde os conflitos eclodiram durante décadas. 
Mais de 120 grupos armados entram em confronto na região, a maioria por causa de terras e do controlo de minas que contêm minerais valiosos, enquanto alguns grupos tentam proteger as comunidades.

De acordo com a mesma fonte, a CODECO é uma associação informal de grupos de milícias oriundas principalmente da comunidade agrícola étnica Lendu. Desde 2017,  luta com o Zaire, um grupo de autodefesa formado principalmente pela comunidade pastoril étnica Hema.

Os ataques do CODECO mataram quase 1.800 pessoas e feriram mais de 500 nos quatro anos até 2022, de acordo com o Centro Africano para o Estudo e Pesquisa sobre o Terrorismo, informa a agência.

A CODECO é conhecida por focar em áreas ricas em ouro e minerais. Em Setembro, os seus combatentes atacaram uma aldeia na província de Ituri, matando 14 pessoas. 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo