Desporto

Atletas da CPPL fora de perigo após acidente

Os cinco jogadores e três membros da equipa técnica da Casa do Pessoal do Porto do Lobito (CPPL), feridos no acidente com o mini-autocarro em que seguiam, após o apuramento inédito às meias-finais do Unitel Basket, estão fora de perigo, apurou, segunda-feira, a Angop.

09/04/2024  Última atualização 09H10
Equipa do Lobito atingiu as meias-finais do Unitel Basket © Fotografia por: Edições Novembro

Para chegar, pela primeira vez, às meias-finais do Campeonato Nacional de Basquetebol, Unitel Basket, a equipa sénior masculina de basquetebol da CPPL venceu, sábado, em Luanda, o FC Vila Clotilde, por 91-79, no segundo jogo dos quartos-de-final, depois do triunfo, por 84-74, na primeira "mão”, em casa.

Por volta das 16 horas de domingo, ao regressar à província de Benguela, o mini-autocarro da CPPL capotou no troço Eval Guerra-Lobito, na Estrada Nacional nº 100, causando o ferimento a oito dos 19 ocupantes, com as causas do acidente ainda por apurar pelas autoridades.

Além dos cinco atletas, também ficaram feridos o treinador da equipa, Amílcar Benedito, o técnico-adjunto, Edson Pires, e o seccionista, Elias Catumbela, mas estão fora de perigo, após assistência médica na Clínica Sagrada Esperança, no Lobito, onde deram entrada pouco depois do acidente.

Em declarações esta segunda-feira, à Angop, o presidente da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, António Cassoma, lamenta o ocorrido e refere que os feridos apresentavam contusões nos braços e pernas, assim como dores na coluna.

Por essa razão, disse que os feridos foram submetidos a exames médicos na Clínica Sagrada Esperança e, segundo ele, não se detectou nenhuma fractura nem gravidade, por isso, encontram-se em casa.

Entretanto, explicou que o treinador principal, o seu adjunto e o seccionista permaneceram por mais algum tempo na clínica, pois careciam de uma avaliação médica especial, tendo recebido alta apenas por volta das quatro horas da manhã de ontem.

António Cassoma disse que os três elementos da equipa técnica deverão ainda, ontem, segunda-feira, fazer mais um exame na Clínica do Porto do Lobito, para averiguar o seu estado clínico.

Apesar do susto, destaca o apuramento inédito da Casa do Pessoal para as meias-finais do Campeonato Nacional de Basquetebol, o que, a seu ver, é resultado do apoio da Direcção do Porto do Lobito para a referida agremiação desportiva.

"Pela primeira vez, a Casa do Pessoal teve a hombridade de passar para as meias-finais e infelizmente junto do Eval Guerra, que é um troço muito perigoso, tivemos um acidente”, referiu. E acrescentou: "Mas graças a Deus, não aconteceu nada de grave e os atletas estão bem, tirando o susto”. 

António Cassoma garante que o foco agora é trabalhar dentro dos próximos cinco dias para avaliar a condição física dos atletas e prosseguir a actividade normal, visando o primeiro jogo das meias-finais do play-off, frente ao Petro de Luanda, a realizar-se a 18 de Abril, em Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto