Sociedade

Aurora Ngola: Uma mulher de superação em cabinda

Pedro Vicente | Cabinda

Jornalista

"Tudo começou há 15 anos, na cidade de Cabinda. Aurora Ngola, mais conhecida por Lolita, de 47 anos, conta que, em um dia que já não se lembra, recebeu em sua casa uma amiga. Como anfitriã, preparou um kwassa de pato, um estufado de carne de pato com pouquíssimo molho, acompanhado de feijão macunde, prato típico da região, para servir no almoço.

06/03/2024  Última atualização 07H45
© Fotografia por: José Soares | Edições Novembro

A amiga de nacionalidade cubana admirou o talento culinário de Aurora Ngola e ficou impressionada com o cardápio que lhe foi oferecido. Ela solicitou que Lolita preparasse um buffet para servir na sua festa de aniversário que se aproximava.

Inicialmente surpresa com o pedido, Aurora Ngola decidiu embarcar nessa que considerou uma grande "aventura", mesmo nunca ter cozinhado antes, para mais de 20 pessoas. "O quê? Eu nunca fiz um buffet na minha vida", disse ela.

A cubana convenceu-a a experimentar, e assim Aurora Ngola elaborou cuidadosamente um menu e o apresentou à aniversariante/amiga, que adorou a proposta e autorizou a preparação da comida.

A festa foi um sucesso, conforme relatou Lolita, e todos os convidados apreciaram a comida, levando-a a receber solicitações para servir em outras festas de aniversário, batizados, casamentos e pedidos de noivado. Assim, ela se tornou uma das principais empreendedoras do ramo na província de Cabinda.

No entanto, a história de Lolita não começa aqui. Foi na praia do Girassol, na cidade de Cabinda, nos anos 1990, que mais ainda jovem, vendia petiscos e diversas bebidas nos fins de semana, principalmente aos domingos.

Posteriormente, Lolita e outras comerciantes passaram a organizar maratonas (festas populares) na cidade de Cabinda para atrair mais clientes e expandir os seus negócios. Esses eventos e os primeiros passos de Aurora Ngola começaram em meio ao conflito armado, exigindo criatividade e esforço para enfrentar a situação social da época.

Lolita experimentou diversos empreendimentos, como a venda de bebidas, petiscos, bolinhos, gelados e iogurtes, mas foi na culinária que se destacou. Desde o primeiro buffet preparado para cerca de 20 pessoas no aniversário da amiga de nacionalidade cubana, Lolita passou a atender de 100 a 600 pessoas nos dias actuais, considerando um grande avanço em sua carreira.

Seu primeiro grande buffet foi para um funcionário da petrolífera Chevron, que solicitou serviço para 300 pessoas em um casamento. A partir daí, ela não parou mais e os pedidos continuam com frequência.

Para aprimorar os seus conhecimentos e oferecer maior qualidade, Lolita decidiu frequentar um curso de culinária para aprender a preparar uma variedade de pratos. No entanto, ela destaca que cozinhar bem é um dom que carrega desde a infância, apesar de reconhecer a importância da formação formal.

 
Múltiplas tarefas

Além de seu negócio, Lolita é licenciada em enfermagem pelo Instituto Superior Privado de Angola (ISPRA) e trabalha no Hospital Provincial de Cabinda, na área de Bloco Operatório. Ela equilibra suas duas actividades, organizando-se para garantir que seu negócio e sua carreira na Saúde não se sobreponham.

Quanto às actividades domésticas, Lolita destaca a importância de ter um programa de vida e cumprir com suas responsabilidades como esposa e dona de casa, organizando-se para evitar problemas e garantir o bem-estar da família.

Lolita admira outras mulheres empreendedoras de Cabinda, como a empresária Julieta Chombela, conhecida por "tia Jú", e destaca a determinação, o engajamento e o trabalho árduo das mulheres da região. Deolinda, uma decoradora de referência, Bela Bravo, também decoradora, Jussimba, Eufémia e tantas outras.

Ela encoraja as mulheres a acreditarem em si mesmas, a amarem o que fazem, a terem foco e a persistirem nos seus objectivos profissionais e comerciais. Lolita compartilha a sua própria trajectória como exemplo de que é possível alcançar o sucesso com dedicação e confiança.

Ainda buscando a realização do seu sonho de ter um salão de festas próprio, Lolita não se considera totalmente realizada, mas está determinada a alcançar este objectivo. Ela prefere expandir o seu negócio com os recursos próprios, evitando compromissos com os bancos devido à pressão financeira que impõem.

Actualmente, Aurora Ngola emprega 18 trabalhadores, dos quais oito mulheres, que estão engajadas e comprometidas com o negócio. O preço por pessoa para eventos varia de 13 a 14 mil kwanzas.

Apesar dos desafios económicos causados pela crise e desvalorização da moeda, Lolita continua a trabalhar e adaptarndo-se às mudanças no mercado, mantendo-se optimista e focada no seu negócio.


Valorização na sociedade

Aurora Ngola destaca a  importância da valorização das mulheres na sociedade, reconhecendo os avanços e oportunidades que têm surgido para as mulheres em diversos sectores. Aurora orgulha-se o facto de ver mulher a chefiar homens, a jogarem futebol, basquete e a embarcarem em actvidade que era rotulada só para homens. "Há mulheres que são deputadas, ministras, governadoras… para mim estamos num bom caminho” admitiu.

Lolita encoraja as mulheres a buscarem mais educação, formação profissional e acreditarem em seu potencial para alcançar sucesso em suas carreiras.

No mês da Mulher, Lolita parabeniza todas as mulheres angolanas e, em especial, as de Cabinda, incentivando-as a seguir em frente e acreditarem no seu potencial para alcançar os seus objectivos profissionais e pessoais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade