Sociedade

Autistas clamam por mais atenção

Sandra da Silva

Jornalista

O presidente da Associação de Apoio a Pessoas Autistas e com Transtornos Globais de Desenvolvimento (APEGADA) informou, sabado, em Luanda, que os jovens com deficiências precisam, actualmente, de mais atenção.

31/03/2024  Última atualização 10H07
© Fotografia por: DR

António Teixeira disse, por ocasião do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, a assinalar-se depois de amanhã, dia 2, que é preciso trabalhar mais em prol da defesa e cidadania das pessoas com deficiência intelectual e neuro desenvolvimento.

Na semana finda, informou, 15 jovens com deficiências especiais visitaram a empresa Minuila, em Luanda, com o objectivo de demonstrar as habilidades próprias e promover emprego para as pessoas com deficiência. "Se dessem uma oportunidade de estágio aos jovens com deficiências intelectual e neuro desenvolvimento, muitos mostrariam que são capazes de competir no mercado de trabalho em pé de igualdade com pessoas normais”, avançou.

O objectivo da visita, referiu, foi mostrar à sociedade, ao Governo e aos empresários que a situação de dependência e incapacidade resulta da falta de oportunidades, a que muitos estão sujeitos, desde a infância. "A maioria sempre foi excluída do sistema de ensino e da formação profissional”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade