Regiões

Autoridades tradicionais destacam feitos de Hage Geingob

Carlos Paulino/ Rundu

Jornalista

As autoridades tradicionais da região namibiana do Okavango destacaram, esta sexta-feira, na localidade do Rundu, o grande sentido de patriotismo e humanismo demonstrado pelo Presidente Hage Geingob, que vai a enterrar no domingo.

23/02/2024  Última atualização 20H20
© Fotografia por: Carlos Paulino | Rundu
De acordo com a rainha dos Sambios, na região do Okavango East, Sophia Mundjebwe Kanyet, tudo quanto Hage Geingob fez foi em prol do bem-estar social do povo namibiano durante os nove anos que esteve em funções, o que demonstra claramente que era um verdadeiro patriota e humanista e que queria ver sempre a população a viver em melhores condições.

A monarca explicou que o terceiro chefe de Estado daquele país trouxe uma nova esperança, sobretudo para os idosos que se encontravam em condições muito lastimáveis com uma pensão ínfima. 

A autoridade tradicional disse, igualmente, que Hage Geingob criou um programa de prosperidade "Harambee" que apoia pessoas vulneráveis com uma pensão que varia de 350 a 1.400 rands e no caso dos chefes de família inseridos no quadro deste programa recebem, ainda, 350 rands por cada filho que tiverem. 

Por outro lado, ajudou todos os jovens que se predispuseram a trabalhar durante a pandemia da Covid-19 com 750 rands para cada. 

Já o rei da região dos Mbucussos, Erwin Munika Mbambo, apontou a simplicidade de Hage Geingob como algo muito marcante na governação, uma vez que tinha por hábito de interagir com muita frequência com a população, sem qualquer burocracia desde que era primeiro-ministro e salientou o grande contributo do estadista para a luta e conquista da independência da Namíbia contra o regime sul-africano do apartheid. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões