Cultura

Avelino Sakele e Jade Goulão almejam ganhar a primeira edição do concurso

Armindo Canda

Jornalista

Os candidatos Avelino Sakele e Jade Goulão manifestaram-se confiantes em vencer a grande final da primeira edição do concurso musical denominado “Ícones Parabéns”, prevista para Dezembro.

16/04/2024  Última atualização 09H15
Os dois jovens concorrentes ambicionam conquistar o prémio máximo do concurso que visa promover novos talentos © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Jade Goulão disse que, desde o momento que fez a inscrição, está convicto em ser o vencedor da edição. "Serei o vencedor do concurso porque conheço a minha capacidade de interpretação”, prometeu.

Jade Goulão frisou que começou a cantar desde tenra idade, mas profissionalmente começa apenas em 2020. Actualmente é professor de música e pauta pelo estilo gospel. Quanto à sua aparição no mercado musical, avançou ter algumas músicas gravadas, mas prefere não divulgar por reconhecer que hoje o mercado exige muita qualidade.

O artista disse que tem como referência na música gospel os músicos Miguel Buila e Victor António. Como músico, sublinhou, ambiciona ser conhecido no mercado nacional, gravar muitos temas e possuir um estúdio onde possa partilhar com os outros o pouco que diz saber.

Sobre a participação no "Ícones Parabéns”, Jade Goulão explicou que teve pouco tempo para escolher o poema a ser musicalizado, porque fez a inscrição um dia antes da apresentação. "Inscrevi-me muito tarde e só tive o contacto com o livro um dia antes da apresentação. Foi muito difícil escolher um poema para musicalizar”, partilhou.

O candidato revelou que teve grande dificuldade em cantar o poema "Fica Comigo”, do livro "Parabéns-24 anos de Poesia e Música”, porque a responsabilidade era maior.

O jovem artista Jade Goulão já teve participação em outros concursos musicais, com realce para "Talentos Talatona” e "Brilhar é o Foco”, sendo que, no último, sagrou-se vencedor.

Avelino Sakele, primeiro concorrente do mês de Março, disse que a escolha pela carreira musical resulta da influência dos pais, que também são artistas mas pouco conhecidos. Para homenagear os pais, confessou, escolheu o poema intitulado "Pai”, do livro "Parabéns-24 anos de Poesia e Música”.

O músico afirmou que almeja tornar-se numa jovem estrela da música angolana, a exemplo de Gerilson Insrael.

"Quero levar a música angolana a outros países da lusofonia e ser conhecido pelo mundo em palcos como o Brasil, Portugal, África do Sul e Inglaterra”, observou

O artista contou que ficou a saber do concurso depois de uma actuação num concerto, quando alguém da plateia manifestou admiração pelo seu talento e o incentivou a participar no concurso. Participou, igualmente, em outros concursos, com destaque para "Canta Ngola”, "Estrelas ao Palco” e "Variante”.

O júri do concurso musical Ícones Parabéns apurou os candidatos Avelino Sakele, em primeiro lugar, e Jade Goulão, em segundo lugar, como os vencedores do mês de Março. A cerimónia de entrega dos prémios aconteceu no dia 6 deste mês. A primeira audição deste mês está agendada para quinta-feira, às 18h00, no Restaurante Catmore, em Luanda, em que será apurado o primeiro candidato. 

O concurso lançado este ano, visa promover novos talentos musicais. O futuro vencedor do Ícones Parabéns tem garantido a produção de um disco, cujo custo será suportado com a metade do valor do prémio, avaliado em três milhões de kwanzas. Quanto às audições, o primeiro vencedor de cada mês recebe150 mil, ficando o segundo com 30 mil kwanzas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura