Cultura

Aylasa Tchipilica rende homenagem a Nina Simone

Armindo Canda

Jornalista

A cantora Aylasa Tchipilica rendeu homenagem, na noite de sexta-feira, no espaço Lokanda do Cruzeiro, no Kinaxixi, em Luanda, à compositora e pianista norte-americana Nina Simone, num concerto intimista do projecto “Jazz 4:33”.

26/02/2024  Última atualização 11H42
© Fotografia por: Edições Novembro

À margem do concerto  aconteceu a venda e sessão de autógrafo, do livro intitulado "Valores que não são Valorizados”, do escritor António Pascoal Eduardo. O livro descreve de forma resumida e simplificada a pouca valorização do continente Africano.

Durante a exibição,  Aylasa interpretou clássicos da homenageada, com destaque para "Feeling Good”, "My baby just cares for Me” e "I put a spell on You” dentre tantos sucessos da cantora e activista norte-americana

Em declaração ao Jornal de Angola,  Aylasa Tchipilica disse que preparou um repertório com as músicas de Nina Simone, desde o primeiro ao mais recente álbum para homenageá-lo. "Estamos na véspera do aniversário de Nina Simone, por essa razão surgiu a ideia de cantar e celebrar as músicas da artista que ainda está viva nas nossas memórias”.

Aylasa Tchipilica mostrou-se feliz pelo convite para cantar no espaço Lokanda do Cruzeiro. "Já era um desejo meu cantar no espaço, e ao receber o convite me senti muito feliz, porque neste palco passaram grandes nomes do mercado nacional, com realce para Gabriel Tchiema, que abriu a segunda temporada do projecto”.  

O jazz no mercado angolano, explicou, tem crescido consideravelmente, embora se precise de outros incentivos. Reconheceu que ,no país, existem bons músicos, que lutam diariamente para se afirmar o estilo, sendo que o "Jazz 4:33”, vem dar uma maior valorização neste género musical.

Aylasa Tchipilica é uma cantora que, nos últimos tempos, vem despontando no circuito da música alternativa, em bares e também participou na última edição do Festival da Canção da LAC e no Show do Mês, o Bar das Emoções. Aos 14 anos subiu aos palcos, tendo apostado na canção e composição nos últimos cinco anos. Antes de escolher uma carreira a solo, conciliou o trabalho individual como vocalista da banda feminina Ukãi. As suas grandes influências são Amy Winehouse, Aline Frazão, Totó ST, Carlos Praia, Tom Jobim, Elis Regina, dentre outros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura