Política

Azerbaijão acolhe próxima Cimeira das Nações Unidas sobre Clima

JA Online

A cidade de Baku, capital do Azerbaijão, vai acolher, no final deste ano, a próxima Cimeira das Nações Unidas sobre o Clima (COP29), informou, na terça-feira, o Representante Permanente dos Escritórios da ONU em Nairobi, Sultan Hajiyev.

31/01/2024  Última atualização 14H03
embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio, e o embaixador da República de Azerbaijão naquele país, Sultan Hajiyev © Fotografia por: Cedida

A informações foi avançada durante um encontro entre o embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio, e o homólogo do Azerbaijão naquele país, Sultan Hajiyev, que decorreu na Chancelaria de Angola, em Nairobi.

No encontro, Sianga Abílio afirmou que Angola considera o Azerbaijão um país parceiro com o qual gostaria de aprofundar as relações políticas e económicas, uma questão, que, segundo o diplomata, também foi abordada recentemente, em Kampala, no encontro que o ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve com o homólogo daquele país, Jeyhun Bayramov, à margem da 19.ª Cimeira do Movimento dos Não-Alinhados.

Por outro lado, o diplomata do Azerbaijão aproveitou para anunciar a intenção do país de apresentar, em Junho deste ano, em Nova Iorque, a candidatura à membro do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). 

Sultan Hajiyev contou, ainda, que o país prepara-se para acolher, em 2026, a 13.ª Sessão do Fórum Urbano Mundial (WUF), avançou uma nota do MIREX, enviada ao JA Online.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política