Sociedade

Bairro Dango conta com nova escola do I Ciclo

Adolfo Mundombe | Huambo

Uma escola do I Ciclo com 12 salas de aula, e com capacidade para mais de mil e 800 alunos, foi entregue ontem, no bairro Dango, arredores da cidade do Huambo, pelas empresas Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustível (ANPG), Azule Energy e parceiros do Bloco 18 (Sinopec e Sonangol).

15/03/2024  Última atualização 12H35
Os estudantes comprometeram-se em cuidar da nova escola © Fotografia por: Joaquim Armando | Ediçoes Novembro
A nova infra-estrutura construída de raiz foi orçada em 747 mil dólares, e teve a duração de 14 meses. A sua entrada em funcionamento vai possibilitar o acesso à educação do grupo de crianças, grande parte delas, fora do sistema de ensino, enquanto outras, doravante, vão estudar em melhores condições.

Após o corte da fita, acto realizado pela governadora provincial do Huambo, Lotti Nolika, informou que a infra-estrutura inaugurada surge da responsabilidade social da ANPG, por via da empresa AZULE Energy que permitiu a ampliação da rede escolar na província e, consequentemente, as melhores condições para que as crianças tenham um ensino de qualidade.

"Somos gratos por esta iniciativa que alinha aos esforços do Executivo angolano, no sentido de criar mais infra-estruturas escolares nas comunidades para a formação das futuras gerações”, revelou.

A governante apelou aos populares do Bairro Dango, professores e alunos, no sentido de conservarem a escola, para que sirva na formação das actuais e futuras gerações. Os professores e os alunos, disse Lotti Nolika, têm uma escola nova e bem equipada que vai facilitar o processo de ensino e aprendizagem para promover a qualidade do processo escolar. O director dos Assuntos Governamentais e Relações Externas da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Hélder Silva, disse que no país foram criados 23 projectos implementados em 13 províncias, no âmbito da responsabilidade social da ANPG.

Hélder Silva referia-se "da construção de um centro de formação profissional, recuperação e instalação dos sistemas de água em Cabinda, um centro de formação em Mbanza Kongo, Cunene, Namibe e Huíla, bem como a reabilitação do Centro Ortopédico de Benguela, entre outros”, concluiu.

Aquele responsável deu a conhecer que este e outros investimentos visam promover o acesso à Educação e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país, por força da construção de infra-estruturas escolares adequadas, de modo a reduzir o índice do analfabetismo e do abandono escolar na província.

O presidente do Bloco 18, Domingos Cunha, revelou que a inauguração do Complexo Escolar vai reduzir a distância e albergar as crianças e jovens do Dango, para a busca do conhecimento, já que acabam de ganhar um património colectivo, com melhores condições para o processo de aprendizagem.

Na mensagem lida por Josemara Rita, um dos alunos que irá frequentar a nova escola, ficou expressa a sua satisfação. Fruto disso garantiu o compromisso, junto de outros alunos, cuidarem da escola, para que no futuro possa beneficiar outras crianças.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade