Política

Bamóquina Zau apresenta Cartas Credenciais na República do Benin

O embaixador de Angola na República do Benin, José Bamóquina Zau, apresentou, no Palácio da Marina, em Cotonou, as Cartas Credenciais que o habilitam a exercer diplomacia naquele país africano.

03/03/2024  Última atualização 09H20
Embaixador Bamóquina Zau representa o país em Abuja, Nigéria, onde tem residência oficial © Fotografia por: DR

As Cartas Credenciais, entregues na sexta-feira, foram recebidas pelo Presidente da República do Benin, Patrice Talon, como instrumento jurídico que estabelece as normas do seu mandato depois da nomeação no ano passado.

Por sua vez, o  Presidente Patrice Talon felicitou o novo embaixador pelo desafio em prol dos dois povos.

José Bamóquina Zau cumpriu o mesmo procedimento ao apresentar as Cartas Figuradas ao ministro dos Negócios Estrangeiros do Benin, Oloushegun Bakary Adjadi.

Em face disso, o chefe da diplomacia do Benin defendeu a célere recuperação do tempo "perdido” como forma de dignificar as relações bilaterais que datam da Luta de Libertação Nacional.

"Temos uma história que deve nos orgulhar como povos africanos e o primeiro passo é remover as barreiras de mobilidade”, sustentou o chefe da diplomacia beninense.

No entanto, o representante angolano expressou ao Presidente Patrice Talon as linhas de "força” que vão guiar o seu trabalho diplomático com a projecção das reuniões da Comissão Mista Angola-Benin para actualizar o quadro geral dos Acordos de Cooperação, a supressão de vistos nos passaportes diplomáticos e de serviço bem como a dinamização do comércio bilateral.

José Bamóquina Zau tem como desafio redinamizar as relações diplomáticas e de cooperação económica entre os dois Estados, reiterar a necessidade de mais presença de Angola no Benin e vice-versa.

O novo embaixador de Angola na República do Benin é licenciado em Direito Jurídico-Político-Económico e mestre em Direito Privado. Foi vice-ministro do Interior para os Serviços Prisionais e secretário de Estado para os Serviços Penitenciários da República de Angola.

Em 2017, foi eleito deputado à Assembleia Nacional pelo Círculo Nacional do MPLA na IV Legislatura, com mandato suspenso por integrar o Governo. Terminou o seu ciclo governativo em 2022 no cargo de secretário de Estado do Interior.

A República do Benin removeu totalmente a imposição de vistos de entrada no seu território e como consequência o turismo expandiu extraordinariamente como uma das principais fontes de receitas ao lado do algodão e abacaxi, dois agroprodutos de exportação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política