Cultura

Banda Movimento canta êxitos das duas décadas de existência

Manuel Albano |

Jornalista

A Banda Movimento da Rádio Nacional de Angola (RNA) celebra hoje, às 14h00, em Luanda, os 25 anos de existência, com um espectáculo, no Resort Bantu, Kikuxi, na via Expressa, em Viana. Como convidado a banda vai contar com a participação de Calabeto, Patrícia Faria, Carlos Lamartine, Voto Gonçalves, Prado Paim, Lulas da Paixão, Livongh, Sabino Henda, Carina Santos e Puto Português.

10/03/2024  Última atualização 11H06
Para hoje a banda vai interpretar sucessos dos discos “Espontaneidades” e "Kufikissa” © Fotografia por: Cedida
O teclista, cantor, produtor e actual director artístico da Banda Movimento, Chico Madne  concedeu, ontem, ao Jornal de Angola, alguns depoimentos do percurso artístico dos seus integrantes, vão ser partilhados à medida que se vai desenrolar o espectáculo.

Para o dia de hoje, frisou, a banda vai interpretar os principais sucessos dos discos "Espontaneidades” e "Kufikissa”, que ao longo dos anos, tem trabalhado com os principais nomes da música nacional. "Somos  chamados para acompanhar artistas nacionais e estrangeiros. Já tocámos com os nossos convidados, por isso, não será nada de estranho porque conhecemos bem o repertório de cada um deles”, garantiu.

Chico Madne explicou que a celebração dos 25 anos de existência, são dedicados à preservação da música angolana que ao longo dessas duas décadas e meia, o grupo tem enfrentado desafios que moldaram a vida dos integrantes da Banda Movimento. Com o passar dos anos, lembrou que o grupo tem sabido ultrapassar os obstáculos com paixão e resiliência. Neste aniversário que consideram especial, enalteceu, não apenas as conquistas do grupo, mas reconheceu os grandes desafios que muitos dos profissionais têm enfrentado diariamente e procuram manter a essência da música angolana.

 

Trajectória de uma das bandas mais versáteis

A banda foi fundada no dia 2 de Março de 1999, tendo como mentor Fiel Didi, dirigente associativo e grande entusiasta da música angolana, na altura afecto ao Movimento Nacional Espontâneo. Integra ainda Romão Teixeira (baterista), Diogo Sebastião "Kintino” (guitarra ritmo), Teddy Nsingui (guitarra solo), Massoxi (percussão), Augusto Neto (teclado), Dom Caetano, Bangão e o baixista Domingos Lopes "Canhoto” fizeram parte da primeira linha.

Em 2002 a formação passa a integrar a RNA, e Chico Madne entra para o projecto que na fase inicial teve o apadrinhamento de Justino Fernandes, António Fiel Didi e Job Capapinha, que apostaram na banda.

Actualmente na Banda Movimento fazem parte  Mister Kim, Massoxi Miguel Correia (percussão), Chico Madne (teclado), Nininho (teclado), Teddy Nsingui (viola solo), Romão Teixeira (bateria), Mias Galheta (baixo), Kintino (guitarra ritmo), Beth Tavira e Gigi (coro).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura