Sociedade

Barragem do Luachimo está pronta para gerar 34 megawatts de energia

Isidoro Samutula | Dundo

Jornalista

O Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo, na província da Lunda-Norte, que produzia, anteriormente, 8.4 megawatts de energia, está tecnicamente pronto para gerar 34 megawatts.

21/02/2024  Última atualização 08H26
Equipamento hidroeléctrico na província da Lunda-Norte concluído e pronto para fornecer energia eléctrica à população © Fotografia por: DR

A garantia foi dada, segunda-feira, no Dundo, pelo director do projecto, Joaquim da Costa, durante a visita da governadora da Lunda-Norte à barragem, para se inteirar sobre os furtos de materiais que têm sido registados nos últimos tempos.

Segundo Joaquim da Costa, os constrangimentos verificados na fase de testes e os problemas devido à entrada de areia no circuito hidráulico estão ultrapassados, graças à pronta intervenção do Governo Provincial e Central e da empresa responsável pela empreitada. 

"A obra está concluída e os equipamentos montados, a fase de teste nas três máquinas terminou, faltando, apenas, dois elementos de teste numa das máquinas, o que não impede a entrada em funcionamento do Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo”, explicou.

O director do projecto acrescentou que a sinalização dos pavimentos e a iluminação exterior estão concluídas e o circuito hidráulico, cheio de água, razão pela qual as condições estão garantidas para o fornecimento de energia eléctrica aos habitantes da cidade do Dundo.

Joaquim da Costa deu a conhecer que, apesar de estarem criadas as condições técnicas para a entrada em funcionamento do Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo, existem outros pressupostos que dependem do dono da obra, o Ministério da Energia e Águas.  "Uma obra desta magnitude não depende apenas de questões objectivas ou técnicas, há outras situações necessárias para que entre em funcionamento”.

O responsável apontou, também, questões ligadas à garantia dos equipamentos, que precisam de ser asseguradas, do ponto de vista administrativo e não só, para que os grupos possam funcionar em segurança.

"Tudo indica que o Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo entre em funcionamento antes do último trimestre do ano em curso, assim que estiver reunido um conjunto de elementos necessários. Não vai tardar, a população beneficiará de energia produzida pela Barragem do Luachimo”, sublinhou.


Furto de equipamentos

O director do projecto de Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo mostrou-se preocupado com os constantes furtos de equipamentos que se verificam nos últimos tempos, criando prejuízos elevados ao empreiteiro da obra.

Joaquim da Costa fez saber que têm sido furtados vários equipamentos, como rebarbadoras, máquinas de soldadura, lâmpadas, ferros, varões, chapas e cabos.

"Na última acção, foram furtados 40 metros de cabos auxiliares, que não são para serviços primários, mas usados de forma alternativa ao sistema normal de alimentação da barragem, já repostos pelo empreiteiro”, referiu, sublinhando que, ao longo da obra, têm sido reportadas às autoridades competentes vários casos de furto.

"Temos abordado a questão do reforço da segurança no Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo e estão a ser tomadas medidas para que situações de género não voltem a acontecer”, concluiu.  

Por seu turno, a governadora da Lunda-Norte manifestou-se preocupada com os furtos e actos de vandalismo que têm sido registados em instituições públicas, nos últimos tempos.

Deolinda Satula Vilarinho, que visitou o Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo, a Captação de Água do Mussungue e a Estação Sísmica do INAMET, no Dundo, que, também, foi vandalizada no mês passado, tendo os meliantes furtado duas placas solares, recomendou aos Órgãos de Defesa e Segurança o reforço do asseguramento das instituições públicas.

A governadora recebeu garantias que, ainda esta semana, a província vai receber técnicos que vão trabalhar na reposição de placas solares na Estação Sísmica do INAMET, tendo em vista o seu normal funcionamento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade