Sociedade

BCI e UPRA assinam parceria para atribuição de bolsas de estudo

João Pedro

Os estudantes do curso de medicina da Universidade Privada de Angola (UPRA) que apresentarem melhor desempenho curricular, vão ser beneficiados com uma bolsa de estudos, para mostrarem as suas potencialidades.

06/03/2024  Última atualização 09H53
© Fotografia por: João Pedro / Edições Novembro

Está afirmação, foi feita ontem, em Luanda, pelo presidente do conselho Administrativo do Banco de Comércio Industria (BCI), Pedro Luís da Fonseca, durante a assinatura de um memorando de entendimento que visa conceder bolsas de estudos aos melhores estudantes daquela instituição.

Pedro Luís da Fonseca que falava perante vários estudantes de medicina no UPRA, disse que a iniciativa faz parte do lançamento do Programa de Bolsas de Excelência do BCI insere-se no âmbito da responsabilidade social do banco e visa promover a educação de qualidade no nosso país. "O BCI quer valorizar o capital humano, estimular a produtividade que ficará acentuado no mérito e na excelência dos estudantes”, frisou Pedro Luís da Fonseca.

Por outro lado, a Reitora da UPRA, Silvana Silveira, destacou que a parceria com o BCI, representa um ganho a sociedade, porque vai proporcionar aos estudantes a projecção dos seus sonhos, a construção do saber de maneira mais alicerçada. "A assinatura desse protocolo de parceria, reforça que o Banco BCI está engajado no desenvolvimento social. De um plano nacional educacional de excelência, e juntos, vamos poder potencializar a educação, e neste caso, seria para o cenário do curso de medicina. Onde os nossos estudantes vão poder sentir-se seguros de no seu plano de formação”, garantiu a Reitora da UPRA.

Sobre os critérios para aquisição das bolsas, Silvana Silveira informou que o principal critério, está vinculado à meritocracia, onde o estudante que obtiver a maior média de desempenho académico e acrescentou que "vai fazer com que ele se impulsione e desejem estudar cada vez mais, a se preparar para não só para sua formação, mas para o mercado de trabalho e para poder apresentar um serviço de qualidade à sociedade”, disse.

O director do Gabinete Jurídico do BCI, Ascanio do Nascimento, sublinhou que o memorando assinado terá a duração de cinco anos renováveis e em termos de orçamento tem disponível entre 100 a 250 mil kwanzas, por estudante, dependendo do curso. Destacou que numa primeira fase o Conselho de administração do BCI aprovou 200 bolsas para estarem disponíveis a nível nacional. "No entanto em princípio a UPRA ficará com 50 bolsas, mas a nível de Luanda outras instituições vão ser abrangidas quer sejam públicas ou privadas”, afirmou Ascanio do Nascimento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade