Regiões

Benguela: Mais de mil passaportes por levantar no Guiché

Um total de 1.065 passaportes ordinários está por levantar no Guiché da Direcção Provincial de Benguela do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), informou segunda-feira o director da instituição.

23/04/2024  Última atualização 09H37
Quadros do Ministério do Interior fizeram um balanço das actividades © Fotografia por: Fernando Oliveira | Benguela | Edições Novembro

Joaquim Ukala disse que de Janeiro até à primeira quinzena deste mês de Abril foram recepcionados e tramitados 7.993 processos para emissão de passaportes, dos quais 1.562 actos solicitados por cidadãos estrangeiros, entre os quais vistos de trabalho, de residência  e outros documentos importantes. 

O SME controla 1.561 estrangeiros residentes legalmente em Benguela, sendo 273 com autorização de residência, 838 com vistos de trabalho, 52 com permanência temporária, quatro com vistos de investidores, 56 refugiados e 338 requerentes de asilo.

O director referiu que entre as nacionalidades, destacam-se 327 portugueses e 255 chineses como sendo as que maior representatividade têm em Benguela.

Durante este período, disse, o SME registou 24 infracções migratórias, que resultaram na aplicação de multas e expulsão administrativa de três cidadãos estrangeiros, cujas nacionalidades não foram reveladas.

O director provincial do Serviço de Migração Estrangeiros (SME) deu a conhecer que durante este período foram arrecadados 332 milhões, 972 mil e 157 kwanzas, já canalizados para a Conta Única do Tesouro (CUT).

O responsável enalteceu o engajamento dos funcionários, assim como dos cidadãos em particular, por terem contribuído para o êxito daquele órgão na construção de um país mais seguro, justo e próspero para todos os habitantes. "O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) vai continuar a trabalhar em parceria com a sociedade civil e os órgãos internacionais, para promover uma migração mais humana, solidária e sustentável”, disse Joaquim Ukala

O responsável teceu estas considerações  durante o acto comemorativo dos 48 anos de existência do órgão, que decorreu sob o lema "SME - 48 anos a apostar na gestão de fronteiras para a facilitação do turismo e do investimento privado”.

Arão Martins e Hermínio Fontes | Benguela

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões