Cultura

Beni dya Mbaxi participa hoje em debate literário na Bahia

O escritor Beni dya Mbaxi é um dos convidados da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), para participar, hoje, via online, nos debates da Semana de Integração (2024) do Programa “DesPerTar”.

09/04/2024  Última atualização 09H40
Escritor vai abordar no debate o empoderamento feminino © Fotografia por: DR

A iniciativa é do Núcleo de Gestão dos Programas de Acções Afirmativas da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com o objectivo de promover debates sobre acções afirmativas, temas transversais, diversidade e inclusão, que delimita e regulamenta a Política de Acções Afirmativas na Instituição.

O encontro traz um debate intitulado "Vamos DesPerTar para a Diversidade Cultural?", sob a mediação do estudante Venâncio Zagi. A proposta de actividade é para ser realizada das 19h30 às 22h00 (horas de Angola), de forma híbrida (presencial no Campus Barreiras e transmissão pelo canal do Youtube do DesPerTar. A organização salienta que o programa inicia com uma breve abertura oficial.

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Beni dya Mbaxi, que já tem duas obras publicadas no Brasil com a chancela da Editora Cintra, revelou que os seus livros já têm sido estudados por algumas escolas do ensino fundamental. Neste encontro, o jovem escritor angolano terá a oportunidade de falar dos seus livros e do percurso literário.

Beni dya Mbaxi explicou que o convite surgiu de uma professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia que tem acompanhado os seus trabalhos. "Ela viu alguma coisa sobre mim no Brasil e fez a pesquisa. Coincidentemente tem um aluno que me conhece e foi assim que conseguiu o meu contacto, falámos e mostrou o interesse de eu poder participar do debate”, informou.

As obras do escritor angolano Beny dya Mbaxi foram apresentadas, em Outubro de 2023, no Encontro Nacional de Escritores em Pernambuco, Brasil. Na ocasião, a professora brasileira Renata Barcellos apresentou o trabalho "Práticas pedagógicas de literaturas brasileiras-africanas e Indígenas” e realçou a qualidade das obras do jovem escritor angolano.

De acordo com a professora, pós-doutorada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, as obras de Beni dya Mbaxi têm relevância devido às temáticas "delicadas” voltadas para o universo da educação das mulheres africanas, no século XXI, e por terem uma linguagem clara e objectiva. O escritor foi um dos seleccionados para fazer parte da colectânea "Campeões Transgeracionais”, contendo obras de autores emergentes africanos, cujo lançamento aconteceu no primeiro trimestre do corrente ano, em Harare, capital do Zimbabwe.

Autor do livro "A Última Masoxi”, distinguido na África do Sul com o Prémio Global de Escritores Africanos, edição de 2021, Beni dya Mbaxi esteve entre os 150 jovens escritores africanos incluidos no projecto literário, constituído na sua maioria por representantes de países da Região Austral, Central e Ocidental de África.

Em 2021, foi seleccionado para concorrer na categoria de Melhor Romance dos prémios "Mulheres Fortes, African Literature Awards”, no Botswana. Em Outubro de 2022 recebeu, na Embaixada da África do Sul em Angola, o troféu "Annual Global African Author Awards”, referente à edição de 2021, na categoria de empoderamento às crianças, com a obra "A Última Masoxi”, publicado em 2020.

Beni dya Mbaxi é o pseudónimo literário de Bernardo Sebastião Afonso, que nasceu em Luanda, no município do Cazenga, a 28 de Maio de 1997. É estudante de Língua Portuguesa e Comunicação na Universidade Metodista de Angola (UMA).

Em 2012 recebeu o prémio da quarta edição do "Annual Global African Authors Awards” pela obra "A Última Masoxi”, assim como o prémio Escritor Revelação do Ano 2021, do Moda Cazenga By Luandina, e de Honra ao Mérito da Biblioteca Municipal do Kilamba Kiaxi.

Foi ainda distinguido com o prémio "Escritor Jovem” em 2022, nos prémios Dipanda, e, igualmente, em 2022 pela revista literária "Khuluma Afrika-Speak”, da África do Sul. Recebeu dois certificados pelos seus feitos em prol da literatura angolana, atribuídos pelo secretário executivo do Conselho Provincial de Luanda, considerado "Jovem Escritor 2023”, distinção atribuída pelo portal Mwangolé das Letras, pelo livro "Quando Não Olhas Para Trás”.

É colunista regular do Jornal Internacional "The Diaspora Times Global” e redactor da Tabanka Tv de Londres, Inglaterra. Beni dya Mbaxi é embaixador da revista "African Writers Round Table”, no Zimbabwe, e colunista do blogue brasileiro "Pensamentos e Poesia”.

O livro "A Última Masoxi” voltou a ganhar vida em palco na peça de teatro adaptada pelo encenador Wengui Dias, que foi exibida pelos alunos da Escola de Artes da Fundação Arte e Cultura, no auditório Wiza, na Ilha de Luanda, em 2022.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura