Cultura

“Big Bang Henda” estreia hoje em festival no Canadá

O documentário “Big Bang Henda” (2023), sobre a obra de Kiluanji Kia Henda, estreia hoje, no Festival Internacional de Filmes de Arte, em Montreal (Canadá).

16/03/2024  Última atualização 13H06
Filme sobre a obra de Kiluanji kia Henda © Fotografia por: DR
De acordo com uma publicação na sua página do Facebook, o artista plástico escreve que "com realização de Fernanda Polacow, a curta-metragem fala sobre os projectos artísticos que fiz em Angola. Tal como define a realizadora, o filme ‘Big Bang Henda’ é uma espécie de manifesto-ensaio-poesia, onde tive o prazer de trabalhar com artistas que muito admiro, que fazem parte da cena artística luandense”.

Com a duração de 21 minutos, produzido pela Wonder Maria Filmes, a curta-metragem oferece uma visão envolvente da trajectória artística de Kiluanji kia Henda, destacando os seus feitos marcantes e contribuições significativas para o cenário artístico contemporâneo.

Quanto à ideia do filme, a realizadora brasileira explicou que surgiu por meio de um projecto no qual pretendia explorar as fronteiras entre cinema e arte contemporânea, brincar com estas linguagens, bem como perceber como poderia ou não se cruzar.

Para dar vida ao projecto, Kiluanji foi a sua primeiríssima opção e vontade, visto que já conhecia o artista e sempre admirou o seu trabalho e a sua forma de perceber e reproduzir a sua forma de ver o mundo.

No geral, pontua Fernanda Polacow, o filme passa por alguns dos pensamentos fundamentais de Kiluanji, sem se aprofundar especificamente em nenhum, mas imprimindo a ideia de um artista actual, pensante, activo e, principalmente, muito conectado com a sua terra.

Questionada sobre a narrativa da produção artística contemporânea dos países da lusofonia, na possibilidade de traçar uma preocupação semelhante sobre pós-independência e/ou pós-colonialidade, disse não conhecer ainda o suficiente da arte contemporânea produzida em todos os países de língua portuguesa, embora reconheça ser um tema que percorre diversos artistas e países, promovendo este debate que não se esgota.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura