Política

Biografia de Venâncio de Moura publicada no próximo ano

Xavier António

Jornalista

A biografia oficial do antigo ministro das Relações Exteriores (MIREX) e patrono da Academia Diplomática Venâncio de Moura será publicada no próximo ano, com o objectivo de ilustrar os seus feitos ao público, sobretudo aos jovens.

26/02/2024  Última atualização 09H00
Antigo chefe da diplomacia angolana © Fotografia por: DR

A informação foi avançada, sábado, em Luanda, pelo director-geral da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, durante a 4ª edição de celebração da criação da instituição que leva o nome do antigo governante angolano, um dos signatários do Protocolo de Paz de Lusaka, entre o Governo angolano e a UNITA, em 1994.

Segundo Marcos Barrica, que falava na edição especial do programa África Magazine da RNA, trata-se de um desafio daquela instituição diplomática em fazer a recolha mais exaustiva possível para construir e publicar a biografia de um dos diplomatas mais notáveis da história política recente de Angola.

"Estamos a trabalhar para que até à próxima edição a biografia de Venâncio de Moura seja publicada”, reforçou. Marcos Barrica acrescentou que outra tarefa será a compilação dos seus discursos e pronunciamentos em diferentes contextos ao longo da "sua rica trajectória diplomática” na arena internacional, como na vida interna do MIREX.

Por seu turno, o director de Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas do MIREX, Matias Pires, descreveu o percurso de Venâncio de Moura, tendo referido que a família do antigo diplomata é originária de um espaço que se enquadra entre Sanza Pombo (onde ele nasceu) e a comuna de Macocola, na província do Uíge.

O diplomata recordou que Venâncio de Moura teve muito apoio dos tios para a sua formação, tendo feito parte do ensino primário na Missão da Igreja Evangélica Congregacional do Norte. "Era um jovem muito dedicado aos estudos”, disse.

Almeida Henriques, especialista em Relações Internacionais, contou que cruzou em algumas ocasiões com Venâncio de Moura já nas vestes de ministro das Relações Exteriores e conseguia manter algum contacto dentro dos limites.

"Lembro-me que quando ele morava na Vila do Gamek gostava de fazer exercícios num dos corredores daquela zona habitacional e era possível vê-lo”, ressaltou o também antigo membro da Associação dos Naturais e Amigos de Sanza Pombo.

Para celebrar a data, a Academia Diplomática acolheu vários momentos, como a deposição de uma coroa de flores no busto de Venâncio de Moura, palestras, entretenimento, recital de poesia e música.

Venâncio de Moura, figura incontornável da diplomacia angolana, foi um dos signatários do Protocolo de Lusaka, pelo Governo angolano, em Novembro de 1994.  Dedicou 23 anos à diplomacia, um como embaixador na Itália e 22 nos cargos de vice e de ministro das Relações Exteriores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política