Sociedade

Bispos da CEAST recomendam controlo da inflação no país

A primeira Assembleia Plenária da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), encerrada nesta segunda-feira, em Malanje, recomendou ao Executivo a adopção de medidas urgentes tendentes ao controlo da inflação, com vista ao aumento do poder de compra das famílias.

05/03/2024  Última atualização 08H00
Prelados católicos defenderam o reforço de mecanismos para proteger o empresariado nacional © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

Segundo a Angop, o encontro recomendou o reforço dos mecanismos legais para proteger o empresariado nacional e revitalizar o tecido económico, com destaque para o pagamento da dívida do Governo para com os empresários e redução da carga fiscal.

Constam, igualmente, das recomendações, a realização de eleições autárquicas para uma governação de maior proximidade e a necessidade de se imprimir maior rigor nos concursos públicos de admissão de quadros nos sectores da Saúde e Educação, em prol da melhoria dos respectivos sectores.

Os bispos católicos concluíram, ainda, que o empresariado enfrenta inúmeras dificuldades, decorrentes da dívida pública e dos crescentes impostos, o que tem deixado a economia nacional à mercê de estrangeiros e originado a especulação dos preços dos produtos, sobretudo alimentares.

A plenária reconheceu os esforços do Governo na construção e reparação de estradas, mas alertou para a rápida degradação de algumas delas, pelo que recomendou a responsabilização civil e criminal das empresas responsáveis pela execução das obras.

Com a participação de arcebispos e bispos das arquidioceses e dioceses de várias províncias e municípios de Angola e São Tomé e Príncipe, bem como de assessores e secretários da CEAST, a Assembleia teve a duração de sete dias e visou, entre outros aspectos, analisar a vida do colégio episcopal que compreende a Conferência e oração a favor da população.

O encontro começou com a abertura do centenário do Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, a assinalar-se a 1 de Março do próximo ano, e do Jubileu 2025.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade