Sociedade

Bispos da CEAST reunidos em Malanje

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

Vinte e um bispos da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé (CEAST), está reunido desde quarta-feira, na cidade de Malanje, na sua primeira assembleia para abordagem de aspectos ligados à integração da criança na sociedade e sobre a vida da comunidade católica.

01/03/2024  Última atualização 11H39
Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé (CEAST) © Fotografia por: DR
O acto de abertura do evento foi antecedido de uma missa para o festejo do centenário do cardeal, Dom Alexandre do Nascimento, e de abertura do jubileu 2025, dedicado à oração e ao encerramento da semana de solidariedade nacional.

"Durante sete dias, vamos rezar e partilhar a comunhão divina das nossas comunidades eclesiásticas, procurando nelas o sentido e a nobreza da nossa identidade e missão”, disse Dom José Imbamba no discurso de abertura do evento, que decorre na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Malanje. Durante a sua intervenção, Dom José Imbamba lembrou que desde a última plenária realizados no ano passado, foram registados importantes acontecimentos no seio da igreja católica, com destaque para a ordenação episcopal de Dom Mila Sacra, a 3 de Janeiro de 2023, na cidade do Luena, a exumação dos restos mortais de Dom Mateus Feliciano, primeiro bispo da província do Namibe, assim como a nomeação do bispo de S. Tomé e Príncipe pelo Papa Francisco.

O prelado destacou que muitas actividades relativas à criança foram realizadas nas diferentes dioceses.

O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé Príncipe, realçou, também, a sensibilização por parte dos sacerdotes, religiosos e demais fiéis no reforço da cultura de denúncia de actos injustificados e inadmissíveis contra a criança.

O reforço das relações de trabalho junto do INAC foi, igualmente, salientado por Dom José Imbamba.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade