Mundo

Bissau: Ex-governante Seidi acusado de corrupção

O ex-ministro da Economia e Finanças guineense, Suleimane Seidi, e o ex-secretário de Estado do Tesouro, António Monteiro, acusados de corrupção, vão começar a ser julgados, segunda-feira, disseram, sábado, à Lusa fontes da defesa.

10/03/2024  Última atualização 09H56
© Fotografia por: DR

O julgamento dos dois ex-governantes deve iniciar-se no Tribunal da Relação em Bissau (tendo em conta as suas funções), na presença de delegados do Ministério Público, de advogados de defesa de ambos e dos próprios acusados.

De acordo com os advogados, Suleimane Seidi e António Monteiro são acusados, de forma solidária, da prática de crimes de abuso do poder, violação de normas de execução orçamental, peculato e fraude fiscal. António Monteiro é ainda acusado, de forma isolada, do crime de participação económica.

Os advogados de defesa disseram à Lusa que apresentaram um recurso contra as acusações do Ministério Público e ainda não obtiveram resposta. Os dois ex-governantes vão responder por estes crimes por terem mandado pagar o correspondente a nove milhões de euros de dívidas a 11 empresários, num processo que o Ministério Público e o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, consideraram tratar-se de corrupção.

Suleimane Seidi e António Monteiro estavam na direcção do Ministério da Economia e Finanças enquanto membros do Governo da coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI-Terra Ranka), liderada pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). Os dois ex-governantes foram detidos no dia 30 de Novembro, após uma audição no Ministério Público.

Horas depois, foram retirados à força das celas da Polícia Judiciária por um grupo de agentes da Guarda Nacional que os conduziu para o aquartelamento.

A acção motivou trocas de tiros com elementos da Guarda Presidencial, e, mais tarde, com elementos da Polícia Militar. Depois, foram reconduzidos às celas da PJ.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo