Mundo

Blinken discute tensão mundial com homólogos

O secretário de Estado norte-americano discute no Brasil com os homólogos do G20 os conflitos e crises internacionais, com realce para a guerra na Ucrânia, Israelo-Palestina, os ataques no Mar Vermelho e a tensão política e militar na região do Médio Oriente.

21/02/2024  Última atualização 09H56
Antony Blinken aborda ainda os laços bilaterais com o Brasil © Fotografia por: DR

Antony Blinken, que está em Brasília desde ontem, deverá encontrar-se com o Presidente brasileiro, Lula da Silva, no âmbito de "questões bilaterais e globais", esclarece em comunicado a diplomacia norte-americana, numa altura de tenções diplomáticas entre o Estado brasileiro e israelita.

O Governo de Israel considerou o Presidente do Brasil, Lula da Silva, 'persona non grata' por ter comparado as acções de Telavive em Gaza ao Holocausto cometido pelos nazis contra os judeus.

No entanto, no encontro entre o Presidente Lula da Silva e Blinken deverá estar em cima da mesa a questão da Venezuela, depois de ter confirmado a desqualificação da candidata presidencial da oposição, María Corina Machado.

De seguida, Antony Blinken vai para o Rio de Janeiro para se encontrar com os chefes da diplomacia das 20 maiores economias mundiais, onde o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, também deverá marcar presença, antecipou à Lusa fonte do Governo brasileiro.

Até ao momento, não foi confirmada uma reunião presencial no Rio de Janeiro, que, a acontecer, seria o primeiro contacto após a morte, na semana passada, na prisão, do líder da oposição russa Alexei Navalny.

O Brasil, que assumiu a presidência do G20 a 1 de Dezembro de 2023, contrariando os líderes ocidentais que se apressaram a acusar o Kremlin, não teceu qualquer nota de pesar e, no domingo, em Adis Abeba, Lula da Silva afirmou que, "se a morte está sob suspeita, você tem que primeiro fazer uma investigação para saber de quê o cidadão morreu".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo