Mundo

Bolsonaro “tenta” asilo na Embaixada húngara

O ex-Presidente Jair Bolsonaro ficou na Embaixada da Hungria no Brasil durante duas noites, logo após a sua casa ter sido alvo de buscas, em Fevereiro, numa operação que investigava a organização responsável por uma tentativa de golpe de Estado para mantê-lo na Presidência após a derrota nas eleições de 2022.

28/03/2024  Última atualização 11H46
Ex-Presidente Jair Bolsonaro © Fotografia por: DR
A informação foi avançada na segunda-feira pelo jornal The New York Times, que conseguiu obter imagens que mostram o antigo Presidente brasileiro, numa altura que já tinha entregado o seu passaporte à Polícia Federal, a entrar no local, localizado em Brasília.

 De acordo com a publicação, Bolsonaro ficou na Embaixada de 12 a 14 de Fevereiro, quatro dias depois de ter sido alvo da operação em questão. Na mesma acção, foram detidos dois ex-assessores do antigo presidente. Nas imagens obtidas pelo New York Times, Bolsonaro estava acompanhado por dois seguranças, pelo embaixador da Hungria no Brasil e outros membros da equipa diplomática.

 Depois de a estadia ser conhecida, esta segunda-feira, o antigo presidente confirmou a sua presença na embaixada, referindo que lá ficou hospedado "a convite". Segundo os seus advogados de defesa, o antigo chefe de Estado do Brasil esteve na embaixada para "manter contacto com as autoridades do país amigo", assim como durante o período da estadia conversou com as autoridades húngaras para "actualizar os cenários políticos das duas Nações". A publicação sublinha ainda que Bolsonaro não poderia ser detido numa Embaixada estrangeira que o recebesse, dado que os locais estão fora da área de actuação das autoridades locais.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo