Mundo

Boris Nadezhdin contesta a rejeição da candidatura

O ex-deputado russo Boris Nadezhdin, crítico do Kremlin e da guerra na Ucrânia, interpôs, segunda-feira, dois processos ao Supremo Tribunal contra a Comissão Eleitoral Central (CEC), que rejeitou a sua candidatura às presidenciais de Março.

13/02/2024  Última atualização 08H53
© Fotografia por: DR

A comissão eleitoral alegou que milhares de assinaturas necessárias para o registo da candidatura eram inválidas.

O candidato da Iniciativa Cívica às eleições presidenciais russas, previstas para Março, questionou as regras de validação da CEC das assinaturas obtidas pelos pré-candidatos – que devem recolher, cada um, entre 100 mil e 300 mil assinaturas, consoante o caso.Nadezhdin, 60 anos, formado em Matemática e Física e antigo membro do Parlamento (Duma), entre 1999 e 2003, indicou que tenciona intentar uma terceira acção judicial contra a recusa de registo da sua candidatura, segundo a agência noticiosa russa TASS. Na semana passada, a CEC recusou o registo da sua candidatura, apontando uma elevada percentagem de assinaturas inválidas ou falsificadas. A comissão acusou Nadezhdin de utilizar identidades de cidadãos falecidos para fazer parte dos seus alegados apoiantes, acusações que o ex-deputado negou.

De acordo com as conclusões da comissão, mais de nove mil assinaturas não são válidas, embora a legislação estipule que a proporção de assinaturas rejeitadas não pode exceder 5% do número total de assinaturas apresentadas. No total, foram apresentadas cerca de 105 mil assinaturas. A par do actual Presidente russo, Vladimir Putin, que se candidata como independente, são candidatos Leonid Slutski, pelo Partido Liberal Democrata da Rússia (LDPR); Nikolai Jaritonov, pelo Partido Comunista da Rússia (KPRF), e Vladislav Davankov, pelo Novo Povo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo