Mundo

Borrel defende desafios internacionais da OTAN

O chefe da diplomacia europeia manifestou preocupação com o futuro da Aliança do Tratado do Atlântico Norte, perante a ideia de Donald Trump fazer da Organização uma “aliança 'à la carte', defendendo uma OTAN unida e comprometida com interesses comuns.

13/02/2024  Última atualização 10H16
Josep Borrell deseja a continuidade dos laços com os EUA © Fotografia por: DR

"Deixem-me ser sarcástico (...). Durante esta campanha vamos ouvir demasiadas coisas. Vamos ser sérios: a OTAN não pode ser uma aliança militar 'à la carte', não pode ser uma aliança militar dependente de como o Presidente dos Estados Unidos está a cada dia. Sim, não, amanhã isto, depois aquilo”, respondeu Josep Borrell, em Bruxelas, após ser questionado sobre as declarações de Donald Trump durante o fim-de-semana.

À entrada para uma reunião de ministros com a pasta do desenvolvimento, o alto-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros insistiu no apelo à seriedade do ex-Presidente norte-americano. "Vamos ser sérios. A OTAN não pode ser uma aliança 'à la carte'. Ou existe ou não existe. Não vou perder o meu tempo a comentar cada ideia tonta que surgir nesta campanha eleitoral nos Estados Unidos”.

O antigo Presidente dos Estados Unidos Donald Trump sugeriu deixar a Rússia atacar qualquer país que pertença à Aliança Atlântica e que tenha as contribuições para a organização político-militar ou o investimento em defesa abaixo do expectável.

No  entanto, o ex-Presidente Donald Trump alertou que, caso seja reeleito, irá encorajar a Rússia a "fazer o que quiser” em relação aos países devedores da OTAN. Os comentários já foram criticados pela aliança transatlântica, com o secretário-geral a considerar que "minam a segurança de todos”.

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, considerou que as declarações de Trump "minam a segurança” e expõe os soldados norte-americanos e europeus "a um risco acrescido”.

"Qualquer sugestão de que os aliados não se defenderão mutuamente mina a segurança de todos nós, incluindo a dos EUA, e expõe os soldados americanos e europeu a um risco acrescido. Espero que, independentemente de quem ganhe as eleições presidenciais, os EUA continuem a ser um aliado forte e empenhado da OTAN”, defendeu, em comunicado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo