Mundo

Brasil acusa Israel de falha diplomática

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, em resposta às recentes declarações do Primeiro-Ministro de Israel classificou-as como falta de dimplomática grave , por serem"inaceitáveis na forma e desenquadradas no conteúdo, com um tom acentuado de mentiras".

22/02/2024  Última atualização 10H30
Vieira critica Israel por distorcer declarações de Lula da Silva © Fotografia por: DR

Mauro Vieira expressou a sua indignação com as declarações "insólitas e revoltantes”, especialmente por se dirigirem ao Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. "As manifestações do chefe do Governo israelita, Benjamin Netanyahu, de ontem e de hoje, são inaceitáveis na forma, e mentirosas no conteúdo", sentenciou Mauro Vieira.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil enfatizou a gravidade das distorções de declarações e das alegadas mentiras, descrevendo a abordagem do Governo de Telavive como uma "vergonhosa página da história da diplomacia de Israel". "Um Governo a dirigir-se dessa forma a um Chefe de Estado, de um país amigo, [no caso] o Presidente Lula, é algo insólito e revoltante”, protestou, adiantando que recorrer sistematicamente à distorção de declarações e a mentiras é ofensivo e grave.

Ao longo de mais de 50 anos de carreira, o ministro destacou nunca ter testemunhado algo semelhante e expressou a convicção de que a atitude de Netanyahu não reflecte o sentimento da população israelita.

"Estou seguro de que a atitude do Governo Netanyahu e sua antidiplomacia não reflectem o sentimento da sua população. O povo israelita não merece essa desonestidade, que não está à altura da história de luta e de coragem do povo judeu. Em mais de 50 anos de carreira, nunca vi algo assim. A nossa amizade com o povo israelita remonta à formação daquele Estado, e sobreviverá aos ataques de Netanyahu", concluiu Mauro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo