Mundo

Brasil destaca avanços no combate à corrupção

O ministro da Justiça do Brasil, Flávio Dino, criticou, sábado, a Transparência Internacional que denuncia o aumento da corrupção no país, argumentando que foram registados avanços e que certos estudos internacionais falham por usarem variáveis com pouca sustentação.

11/02/2024  Última atualização 10H27
© Fotografia por: DR

Na terça-feira, dia em que o relatório foi divulgado, a Controladoria Geral da União frisou que o Governo tem vindo a estabelecer políticas de prevenção e o controlo da corrupção. "Há de ressaltar, no entanto, que estudos internacionais discutem as limitações metodológicas de índices baseados em percepção, por isso os seus resultados devem ser vistos com cautela", acrescentou.

A Transparência Internacional considera que a independência do sistema de Justiça no Brasil "sofre retrocessos significativos há quase uma década", segundo um relatório divulgado na terça-feira por aquela organização não-governamental. Recentemente, foi revelado que o Brasil tem mais estabelecimentos religiosos do que quase o total somado de instituições de ensino e de saúde. Dados do censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicaram que o país sul-americano tem 579,7 mil igrejas, templos e outros prédios voltados à actividade religiosa, o que indica a presença de 286 estabelecimentos para cada 100 mil habitantes.

Já as escolas, creches e universidades somam 264,4 mil (130 para cada 100 mil habitantes), e os hospitais, clínicas e pronto-socorro 247,5 mil (122 para cada 100 mil habitantes). O último censo no Brasil de 2022 pelo IBGE registou 111,1 milhões de coordenadas, que localizam endereços com várias finalidades de uso, dos quais 81,5% (ou 90,6 milhões) são domicílios particulares e 0,1% (ou 104,5 mil) colectivos (hotéis, prisões, pensões, residências de idosos).

O levantamento registou as coordenadas de 11,7 milhões (ou 10,5% do total de endereços) de estabelecimentos de outras finalidades (lojas, bancos, prédios públicos, centros comerciais, entre outros) e 3,5 milhões de edificações em construção ou a serem reabilitados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo