Mundo

Brasil: Presidente Lula da Silva recebe Antony Blinken

O Governo norte-americano confirmou, sábado, que o secretário de Estado, Antony Blinken, vai deslocar-se à próxima semana ao Brasil, onde se recebido pelo Presidente brasileiro, Lula da Silva, e participar, a seguir, na reunião dos chefes da diplomacia do G20.

18/02/2024  Última atualização 10H40

No comunicado assinado pelo porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, e citado pela CNN, explica-se que o secretário enfatizará o apoio dos Estados Unidos à presidência do Brasil. O objectivo é envolver os líderes mundiais em iniciativas para "aumentar a paz e a estabilidade, promover a inclusão social, reduzir a desigualdade, acabar com a fome, combater a crise climática, promover a transição para a energia limpa e o desenvolvimento sustentável e tornar a governação global mais eficaz", indica o comunicado.

Blinken também celebrará a "parceria EUA-Brasil sobre os direitos dos trabalhadores, a cooperação na transição para a energia limpa e as comemorações do bicentenário da diplomacia relações", sublinha o Governo norte-americano.

Filho mais novo de Bolsonaro na justiça

O filho mais novo do antigo Presidente do Brasil, conhecido como '04', é suspeito de uma fraude para aumentar a receita fictícia da sua empresa de forma a conseguir a aprovação de empréstimos.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) do Brasil indiciou Jair Renan Bolsonaro pelos crimes de "lavagem de dinheiro, falsidade ideológica [fraude] e uso de documento falso", avança a imprensa brasileira. Também foi indiciado pelos mesmos crimes Maciel Alves de Carvalho, um ex-instrutor de tiro de Renan.

O relatório do inquérito da PCDF refere, segundo o G1, que o filho de Bolsonaro e Maciel Alves falsificaram documentos de facturação da empresa RB Eventos e Mídia, que nessa altura pertencia a Renan, para obter um empréstimo bancário.

 "Não há dúvidas de que duas declarações de facturamento apresentadas ao banco são falsas, por diversos aspectos, tanto material, em razão das falsas assinaturas do Técnico em Contabilidade, que foi reinquirido e negou veementemente ter feito as rubricas, quanto ideológico, na medida em que o representante legal da empresa RB Eventos e Mídia fez inserir nos documentos particulares informações inverídicas consistentes nos falaciosos facturamentos anuais", afirma a polícia no documento, a que o site brasileiro teve acesso.

"Conforme demonstram as provas documentais e testemunhais, os suspeitos actuaram reiteradamente, sobrepondo um empréstimo ao outro, obtendo vantagem ilícita valendo-se da mesma maneira de execução", acrescenta.

De notar que, no âmbito do inquérito, Jair Renan, de 25 anos, tinha sido alvo de uma operação de buscas e apreensão a 24 de Agosto do ano passado, bem como Maciel Alves e outras duas pessoas investigadas. Cabe ao Ministério Público decidir se pede mais diligências, concluiu uma fonte.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo