Mundo

Brasil: Surto de dengue declarado na Cidade do Rio de Janeiro

A metrópole do Rio de Janeiro, no Sudeste do Brasil, registou em Janeiro um pico diário de 362 pessoas internadas devido a casos prováveis de dengue, um recorde histórico, disse, ontem, o secretário municipal da Saúde.

05/02/2024  Última atualização 09H45
© Fotografia por: DR

De acordo com a agência de notícias Agência Brasil, Daniel Soranz confirmou que este valor diário ultrapassou o anterior máximo, que remonta a 2008, e é o mais elevado desde que começou a recolha de dados, em 1974.

"Um aumento do número de casos sustentado ao longo do mês, com repercussões na rede assistencial é a caracterização de uma epidemia clássica. Então não há porque a gente não ligar o alerta e falar que é um cenário epidemiológico real. Estamos numa epidemia de dengue", disse Soranz. Em Janeiro, o Rio do Janeiro registou cerca de 10 mil casos da doença, quase metade dos 22.959 casos durante todo o ano de 2023, o que representa uma taxa de incidência de 160,7 por 100 mil habitantes.

Não foi confirmado qualquer óbito por dengue em Janeiro, embora haja três mortes que estão sob investigação. A maior preocupação das autoridades é que a curva de casos, que tradicionalmente atinge o pico entre Março e Maio, possa ultrapassar epidemias anteriores.

"Nós provavelmente teremos um cenário pior em 2024", admitiu o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. A Secretaria de Saúde da cidade atribui a subida do número de casos ao aumento da temperatura e à grande quantidade de chuva.

"No calor, o mosquito nasce com muito mais velocidade e o período de chuvas propicia a acumulação de água e mais focos de desenvolvimento do mosquito", explicou Daniel Soranz. O Brasil já registou mais de 217 mil casos prováveis de dengue este ano e poderá contabilizar até 4,2 milhões de casos até final de 2024, indicou na quinta-feira o Ministério da Saúde brasileiro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo