Regiões

Cabinda:  Autocarros públicos retidos por incumprimento contratual

JA Online

Oito autocarros dos 64 entregues para transporte público, a 23 operadores económicos na província de Cabinda, estão retidos, desde sexta-feira, por não se encontrarem ao serviço das populações, nas zonas urbanas, periurbanas e intermunicipais.

04/05/2024  Última atualização 16H53
Cabinda:  Autocarros para transporte público retidos por incumprimento contratual © Fotografia por: Direito Reservado

Segundo informações divulgadas pelas autoridades de Cabinda, no Facebook, os veículos encontravam-se a prestar serviços a terceiros, em regime de aluguer, não obstante o prazo dado aos operadores para sanarem essas irregularidades, por uma Comissão criada para o efeito, por despacho da governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa.

A não utilização dos transportes públicos para fins definidos viola as cláusulas contratuais assumidas com o Governo, no âmbito do Programa de reforço dos transportes púpúblicos.

A decisão de retenção dos transportes foi tomada em resposta a denúncias de populares, após confirmação de incumprimento do objecto social previsto para esses meios, incluindo as rotas de circulação previamente definidas.

O vice-governador para o Sector Político e Social, Miguel de Oliveira, que chefiou o grupo multisectorial que constatou os resultados da operação, conduzida por efectivos de Trânsito da Polícia Nacional  assegurou que ainda existe grande preocupação, com "o facto de vários operadores de transporte público, apurados como beneficiários, não estarem a honrar o pagamento das devidas prestações mensais, existindo uma dívida para com o Estado, estimada em mais de 200 milhões de Kwanzas”.

O governante adiantou que procedimentos administrativos e jurídico-legais estão em curso, para reverter a situação, mantendo-se abertos os canais de diálogo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões