Cultura

Cabinda é palco da segunda edição do “Trajectória Jazz Gospel”

Analtino Santos

Jornalista

O projecto Trajectória Jazz Gospel, de Paulo Jazz, é apresentado, hoje, a partir das 17h00, no auditório do Hotel Goma Palace, em Cabinda. O cantor e guitarrista tem como convidados os músicos Dodó Miranda, Kark Sumba, Beliano AD e Asia Casanova, dos Estados Unidos.

17/02/2024  Última atualização 14H25
Paulo Jazz será acompanhado por instrumentistas de Cabinda © Fotografia por: DR

The King Bass Nathan (baixo), Vegano Beatz (guitarra rítmica), Jônatas (piano), Eloy (piano), Daniel Brooklin (piano), Lúlu ( bateria) e Cricoxe (percussão) são todos instrumentistas de Cabinda seleccionados para integrarem a banda que vai acompanhar o músico e convidados.

"Eu conheci estes jovens em Abril do ano passado no Festival Nacional Angojazz e notei que têm potencial. Nós estamos a ensaiar há quatro dias e estão a dar garantia e penso que é importante permitir que eles partilhem com artistas de referências como o Dodó Miranda”.

Ao falar das propostas musicais, o cantor avançou que está a preparar temas como "Yellow Jacket”, "All the things into dancing”, "Amendo kussole”, "Sundiambera”, "Happy day” e outras canções que marcam a sua trajectória artística.

O concerto de hoje é a segunda edição do projecto Trajectória Jazz Gospel, cuja estreia aconteceu a 25 de Fevereiro do ano passado, no Palácio de Ferro, em Luanda.

Os artistas de Luanda realizaram, ontem, uma oficina com os músicos locais onde partilharam teoria e técnicas musicais, origem dos estilos, história do gospel e outras experiências ligadas à arte de adoração.

Com este concerto, o músico, que estudou Jazz e engenharia na África do Sul, vai concretizando um dos motivos que o levou a regressar ao país, que é de levar a musicalidade e o espiritualidade que nela transmite em todos os cantos de Angola.

Para esta actividade, a produção esteve a cargo do Hotel Goma Palace e contou com os apoios do Governo Provincial de Cabinda, Grupo Leão Miranda e Grupo Nkembo.

Paulo Paulino Mpongo, conhecido por muitos como Paulo Jazz, fez as suas primeiras aparições à comunidade angolana através das redes sociais tocando baixo, guitarra solo e cantando. Iniciou a carreira musical muito cedo, com apenas sete anos, tendo aprendido a dirigir coros e arranjar harmonias vocais.

Paulo Jazz criou projectos de afroJazz e gospel, com destaque para o United Nations Jazz band, banda G five Jazz, Icon Jazz band e a banda Fusion Rhythm Afro Jazz. É vencedor de troféus da música na África do Sul com o álbum "Gospel Nations Praise” onde reuniu 22 artistas gospel africanos. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura