Regiões

Cabinda homenageia médico com atribuição do nome ao Hospital Geral

JA Online

O Hospital Geral de Cabinda passa agora a ser chamado Ervanário Luís Gomes Sambo em homenagem ao antigo médico naturopata da província com créditos reconhecidos internacionalmente.

16/02/2024  Última atualização 13H50
Cabinda homenageia médico com atribuição do nome ao Hospital Geral © Fotografia por: Direito Reservado

Luís Gomes Sambo, que nasceu em 1874, no município de Cacongo, província de Cabinda, muito cedo rumou para o sul do país e distinguiu-se ao longo da vida como ervanário, músico, professor e militar.

No domínio da saúde, integrou em 1919, a missão de combate à tripanossomíase (doença de sono), com a utilização de cerca de 450 plantas medicinais para tratamento de várias doenças. Faleceu no dia 23 de Outubro de 1946, aos 72 anos.

A cerimónia de atribuição do nome de Luís Gomes Sambo ao HGC teve lugar, na quinta-feira, e foi orientada pelo secretário do Estado da Saúde para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, que assegurou que "até 2027, mais de mil profissionais especializados das distintas áreas da Medicina serão formados neste hospital”.

O Hospital Geral de Cabinda - Luís Gomes Sambo (Unidade sanitária do terceiro nível, de referência nacional), foi inaugurado no dia 21 de Abril de 2022, pelo Presidente da República, João Lourenço, avançou o Governo Provincial de Cabinda, no Facebook.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões