Política

Cabinda regista avanços na actualização cartográfica

Pedro Vicente | Cabinda

Jornalista

A província de Cabinda registou avanços significativos no processo de actualização da Malha Carto- gráfica, que vai permitir a realização do Censo da População e Habitação, agendado para Julho deste ano, sem sobressaltos, afirmou, ontem, o director-adjunto do Instituto Nacional de Estátisca (INE), Hernani Luís.

28/02/2024  Última atualização 09H32
Director-adjunto do INE, Hernani Luís, trabalha em Cabinda © Fotografia por: Edições Novembro
Em missão na província de Cabinda, no âmbito da preparação do Censo Geral da População e Habitação, o responsável revelou que a região está com uma cifra de 90 por cento, no que toca às condições preliminares para o sucesso do processo de contagem populacional.

No prazo de sensivelmente cinco dias, informou o responsável, a província de Cabinda terá os trabalhos de actualização da Malha Cartográfica completamente finalizada, destacando-se entre as demais 17 províncias do país.

De acordo com o também porta-voz da Comissão Preparatória do Censo da População e Habitação, os trabalhos a serem feitos na província de Cabinda são exemplares, tendo sugerido uma réplica, nesse sentido, em todas as outras 17 províncias do país, onde decorrem as actualizações da Malha Cartográfica.

Hernani Luís e os membros do INE mantiveram um encontro de cortesia com a governadora da província de Cabinda, Mara Quiosa, na sede do Governo Provincial, em que a entidade governamental garantiu continuar a apoiar institucionalmente o processo até ao seu desfecho.

Em relação às localidades de difícil acesso, como o Alto Sundi, no município de Belize, localizado a 200 quilómetros da cidade de Cabinda, o porta-voz informou que os constrangimentos têm sido ultrapassados com o apoio do Exército e da Polícia Nacional, que colocam à disposição meios que possibilitam a deslocação dos técnicos até aos lugares desejados.

"São Camazes e helicópteros que têm facilitado a transportação da logística e a mobilidade dos técnicos que trabalham nessas localidades”, informou.

Técnicos de Cabinda no Zaire

Hernani Luís informou estarem prontas para concluir os trabalhos de actualização cartográfica nas províncias da Lunda-Sul, Bengo, Cuanza-Norte e Cabinda.

Os trabalhos da equipa do INE, segundo ainda o porta-voz, estenderam-se à localidade de Tando Pala, situada a dois quilómetros da sede do município de Cacongo, em que depois da averiguação do modo de vida da população concluiu-se que os trabalhos cartográficos foram bastante produtivos.

"Temos um nível de satisfação à volta do processo e os resultados decorrem em função do envolvimento das autoridades locais”, referiu. Sob o lema  "Juntos contamos por Angola”, o Censo da População e Habitação visa manter o controlo demográfico em todo o país, de forma a facilitar a distribuição da riqueza.

O último Censo da População e Habitação realizado pelo país, em 2014, registou 25 milhões e 789 mil habitantes, 716 mil deste universo na província de Cabinda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política