Sociedade

Cabinda sem registo de casos de cólera

Arsénia Manuel | Cabinda

Jornalista

A província de Cabinda não tem registo de casos de cólera, apesar de estar localizada próxima da República Democrática do Congo (RDC), que a par da Zâmbia tem registado cerca de 500 casos de óbitos e 26 mil pacientes infectados.

01/02/2024  Última atualização 11H29
Secretário provincial da Saúde, Rúben Buco © Fotografia por: DR
O secretário da Saúde de Cabinda, Rúben de Fátima Buco, receia que a província possa ter casos de cólera importados sobretudo da RDC, devido à extensa linha de fronteira terrestre que a província partilha com o país e também pelos caminhos fiotes, utilizados pelos cidadãos do Congo, cujas medidas de fiscalização devem ser redobradas para evitar a propagação da doença.

Em Cabinda, disse, foi criada uma comissão técnica que tem estado a reunir ao nível dos quatro municípios e a realizar o rastreio de doenças diarreicas. "O objectivo é saber se a maioria dos casos de diarréias diagnosticadas é simples ou está  associada à cólera”, disse.

O sector da Saúde, referiu, continua a manter planos de formação de técnicos, a todos os níveis, para que os profissionais do sector  em caso de cólera saibam como tratar os doentes para se evitar o contágio geral.

"Todas as unidades sanitárias devem criar condições, ainda que seja uma sala de quatro ou cinco camas, para inicialmente começar a acudir aos doentes. A severidade da cólera não obedece a transferências de pacientes, devido ao risco de contágio”, destacou.

Ao nível das fronteiras, reforçou, vão ser instalados materiais de biossegurança, para intensificar as medidas de higienização das mãos, junto dos funcionários que trabalham em várias instituições públicas, em especial nas localidades limítrofes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade