Regiões

Cabinda tem mais autocarros para reforçar a mobilidade

Pedro Vicente | Cabinda

Jornalista

A província de Cabinda conta com mais 14 autocarros para reforçar a mobilidade de passageiros.

02/02/2024  Última atualização 11H46
Governante orientou, na terça-feira, os operadores dos autocarros a traçar novas rotas © Fotografia por: Antonio Soares | Edições Novembro
O acto de entrega dos meios às empresas gestoras aconteceu, terça-feira, numa cerimónia que contou com a presença de membros do Governo, com destaque para a governadora Mara Quiosa, e autoridades tradicionais.

Os autocarros, entregues pela responsável do Património e Logística do Governo Provincial de Cabinda, Celina Télica, vão ser geridos pelas empresas ACJ-M, Fine Grupo - Gestão Financeira e Marketing LDA, Organizações AM & Filhos e Maravilha MBM - Comércio LDA.

Cada viatura custou 58.654.933 kz (cinquenta e oito milhões, seiscentos e cinquenta e quatro mil, novecentos e trinta e três kwanzas), que serão pagos no prazo de onze anos.

Os empresários assumiram o compromisso de depositar, mensalmente, 461.976 kwanzas.

A aquisição das viaturas foi feita na sequência de um concurso público, tendo as empresas acima descritas cumprido com todos os requisitos.

Segundo a governadora de Cabinda, a aquisição dos autocarros visa diminuir as enchentes que se verificam em paragens da cidade.

Mara Quiosa orientou os operadores dos autocarros a traçarem novas rotas, para que os cidadãos deixem de percorrer longas distâncias para encontrar um meio de transporte.

As localidades do Chibodo e Chibodo II, onde se situa a Centralidade André Pitra Petrof, constam entre as rotas a serem criadas.

As linhas de transportes públicos, segundo a governadora, poderão estender-se aos municípios de Cacongo, Buca-Zau e Belize.   

A governadora orientou os detentores dos meios no sentido de melhorarem a prestação de serviços aos cidadãos e fazerem, com regularidade, os pagamentos, tal como foi acordado.

Saúde Pública

Mara Quiosa fez a entrega de seis viaturas para apoiar as áreas de Saúde Pública nos quatro municípios da província de Cabinda, à margem da feira da saúde, no Instituto Médio de Saúde.

Trata-se de quatro carrinhas Toyota Hilux e duas ambulâncias do modelo Land Cruiser.

Os municípios de Cabinda e Cacongo vão receber ambulâncias, ao passo que Buco-Zau e Belize serão contemplados com carrinhas, segundo avançou o chefe do Departamento de Saúde Pública, da Secretaria Provincial da Saúde, Gabriel Nionje. Administrativamente, a província é constituida pelos municípios de Cabinda, Cacongo, Buco-Zau e Belize.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões