Mundo

Cabo Delgado: Empresários desesperados com nova vaga de violência

O presidente do Conselho Empresarial de Cabo Delgado, Mamudo Irache, afirmou, nesta segunda-feira, que os empresários daquela província moçambicana estão “desesperados” com o regresso dos ataques terroristas, nas últimas semanas, que também condicionam a recuperação económica.

20/02/2024  Última atualização 09H05
Empresários em Cabo Delgado contam com a resposta das Forças de Defesa e Segurança © Fotografia por: DR

"Nós estávamos a recuperar as nossas actividades, já tínhamos a esperança do regresso e da retoma”, lamentou Mamudo Irache, em declarações à Lusa.

Para o representante dos empresários de Cabo Delgado, essa nova vaga de ataques terroristas, que se verifica desde Dezembro, deixa as empresas da província apreensivas.

"Desde que começaram os rumores da retoma das actividades na bacia do Rovuma, a ‘Jihad’ intensificou as suas acções, retomou a actividade do terrorismo na região, e isso trouxe grande desespero aos empresários da nossa província”, observou o empresário, dando conta de camiões que chegam a ficar vários dias na vila de Macomia, região central de Cabo Delgado, aguardando por escolta para chegarem ao Norte.

"É triste ver camiões retidos em Macomia, são custos que o empresário está a ter neste momento, sem saber quando é que vai terminar essa preocupação”, continuou Mamudo Irache.

Por outro lado, Mamudo Irache lamenta a falta de apoio estatal aos empresários de Cabo Delgado, sobretudo os que foram afectados pelas acções terroristas. "Já ouvimos falar de vários apoios, mas nunca chegam ao empresário. Mas é o mesmo empresário inseguro com seus investimentos que está lá. Então, a situação para o sector empresarial não está boa”, lamentou. Nesse cenário, diz, os empresários de Cabo Delgado "estão a virar-se à sua maneira”.

Para Assif Osman, empresário de longa data na província de Cabo Delgado, o cenário dos ataques não só preocupa as empresas locais como o resto do país, prejudicando a recuperação económica.

"Agora começava a haver sinais de que o país, depois de ter passado por um período relativamente longo de preparação, de adaptação à nova realidade, estava em condições de fazer o arranque, e continuo a acreditar que está. Essas notícias não são nada encorajadoras, mas volto a dizer, e quero frisar isso, que tenho esperança absoluta de que essa seja uma situação bastante pontual e que as nossas Forças de Defesa e Segurança rapidamente conseguirão ultrapassar”, apontou o empresário.

Quatro mortos no distrito de Chiúre

Populares do distrito de Chiúre, província moçambicana de Cabo Delgado, denunciaram, ontem, um novo ataque de grupos de insurgentes que provocou pelo menos quatro mortos e a destruição de várias infra-estruturas.

Fontes das comunidades locais disseram à Lusa que os rebeldes atacaram, no último sábado, a comunidade de Magaia, no posto administrativo de Mazeze, naquele distrito do Norte do país, provocando quatro mortos entre a população.

Nas últimas semanas, têm sido relatados casos de ataques de grupos insurgentes em várias aldeias e estradas de Cabo Delgado, inclusive com abordagens a viaturas, rapto de motoristas e exigência de dinheiro para a população circular em algumas vias.

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou, na semana passada, a autoria de um ataque terrorista em Macomia, Cabo Delgado, e a morte de pelo menos 20 pessoas. Tratou-se de um dos mais violentos ataques em vários meses.

Através de canais de propaganda, o grupo terrorista documentou o ataque a uma posição das forças armadas moçambicanas, levando material bélico, e reivindicou ainda outro ataque em Chiúre.

Na terça-feira, foi confirmado o ataque, também depois reivindicado pelo EI, no distrito de Chiúre, com a destruição de várias infra-estruturas e igrejas.

A província de Cabo Delgado enfrenta, há seis anos, alguns ataques reivindicados pelo EI, o que levou a uma resposta militar desde Julho de 2021, com apoio do Rwanda e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projectos do gás.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo