Mundo

Cabo Verde acolhe órgão Marítimo da Zona G

O Presidente da República anunciou, segunda-feira, a promulgação de dois diplomas, um dos quais declara a instalação em Cabo Verde do Centro Multinacional de Coordenação Marítima da Zona G, órgão de acompanhamento às actividades de navegação e asseguramento das regiões Ocidental e Central de África.

13/02/2024  Última atualização 09H58
Presidente cabo-verdiano autoriza controlo à navegação © Fotografia por: DR

 Numa publicação efectuada pela Presidência da República, na sua página na rede social Facebook, o Chefe de Estado informa ainda que foi,igualmente, aprovado o respectivo estatuto e quadro do pessoal do centro.

 A decisão da criação de um Centro Multinacional de Coordenação Marítima da Zona G saiu de uma Reunião Interministerial da CEDEAO, da Comunidade Económica dos Estados da África Central e da Comissão do Golfo da Guiné, realizada em 19 de Março de 2013, em Cotonou, sobre a protecção e segurança marítima nas regiões da África Ocidental e Central.

 O Centro de Coordenação Marítima da Zona G, que integra a arquitectura de segurança marítima de Yaoundé da qual também fazem parte Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali e Senegal, está localizado na Praia, Porto da Praia, nas antigas instalações da Enapor. Foi ainda promulgado o decreto-lei que aprova os regulamentos gerais da Lotaria Nacional, Totoloto e Joker, enquanto modalidades dos Jogos Sociais do Estado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo