Mundo

Cabo-Verde: Barco artesanal dá à costa com onze pessoas a bordo

Um barco artesanal deu, ontem, à costa na ilha de São Vicente, Cabo Verde, com 11 pessoas, suspeitando-se de que tenha estado à deriva desde a Mauritânia, há quatro dias, disse à Lusa uma fonte da protecção civil.

11/03/2024  Última atualização 10H35
Barcos à deriva na costa atlântica são frequentes nas ilhas © Fotografia por: DR

É o segundo barco que chega à ilha, desde domingo, num movimento que dura há vários anos, com origem na costa do continente africano para tentar chegar à Europa, através das ilhas Canárias, mais de mil quilómetros a Nordeste. Nesta altura do ano, é uma viagem contra os ventos dominantes.

A maioria dos que arriscam a vida em barcos precários foge da pobreza, violência e instabilidade nos países da região, procurando porto seguro. Ontem, o alerta foi dado às 7h15 (9h15 em Angola) e todo o dispositivo da protecção civil está desde então na zona do arrastador, perto da Baía das Gatas (lado nascente da ilha), disse à Lusa Anilton Andrade, vereador com pelouro na ilha de São Vicente.

Aparentemente, os 11 ocupantes com idades até aos 26 anos não precisam de cuidados de emergência, apesar de estarem a ser sujeitos a observação médica, sendo um deles mais novo de 16 anos. De acordo com o relato que fizeram às autoridades, são todos naturais do Mali e saíram no sábado da Mauritânia, informações que as autoridades estão a tentar apurar.

O estado de saúde destes náufragos contrasta com o dos ocupantes do barco encontrado no domingo: cinco extremamente debilitados - um viria a morrer no hospital, após cerca de um mês à deriva no mar, e com outros cinco corpos a bordo.

Entretanto, as autoridades envolvidas no dispositivo de protecção civil mantêm as buscas em terra e no mar, atentas quanto a outros eventuais ocupantes ou embarcações.

"A nosso ver, pode ter a ver com condições de meteorologia e vento, que pode estar a empurrar (embarcações) aqui para São Vicente", concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo